O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Final

Esdras

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

  10 Orando pois assim Esdras, e implorando, e chorando, e jazendo prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão do povo de Israel de homens e de mulheres e de meninos se ajuntou ao pé dele, e o povo derramou um mar de lágrimas.

  2 E respondeu Sequenias, filho de Jehiel dos filhos de Elão, e disse para Esdras: Nós temos prevaricado contra o nosso Deus, e tomamos mulheres estrangeiras das nações da terra, mas agora, se disto Israel se arrepende,

  3 Façamos concerto com o Senhor nosso Deus, que lançaremos fora todas as mulheres, e os que delas são natos, conformando-nos com a vontade do Senhor, e com a dos que reverenciam os preceitos do Senhor nosso Deus; faça-se segundo a lei.

  4 Levanta-te, a ti pertence determinar, e nós seremos contigo; cobra alento, e obra.

  5 Levantou-se pois Esdras, e obrigou com juramento os príncipes dos sacerdotes e dos levitas, e a todo o Israel, que fariam o que se acaba de dizer, e eles o juraram.

  6 E levantou-se Esdras de diante da casa de Deus, e foi à casa de Johanan, filho de Eliasib, e entrou ali, não comeu pão, nem bebeu água; porque chorava o pecado daqueles que tinham voltado do cativeiro.

  7 E deitou-se pregão em Judá, e em Jerusalém a todos os filhos que tinham vindo do cativeiro, para que se ajuntassem em Jerusalém;

  8 E que todo o que se não achasse dentro de três dias conforme a ordem dos príncipes e dos anciãos, se lhe tomariam todos os seus bens, e seria lançado fora do ajuntamento dos que tinham vindo do cativeiro.

  9 Assim concorreram todos os homens de Judá, e de Benjamim dentro de três dias a Jerusalém, no dia vinte do nono mês. E todo o povo se pôs quieto no terreiro do templo de Deus, tremendo por causa dos seus pecados, e por causa das chuvas.

  10 E levantou-se o sacerdote Esdras, e lhes disse: Vós tendes transgredido, e vos casastes com mulheres estrangeiras, para acrescentardes mais os delitos de Israel.

  11 Agora pois dai glória ao Senhor Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado, e separai-vos dos povos da terra, e das mulheres estrangeiras.

  12 E toda a multidão respondeu, e disse em alta voz: Faça-se assim segundo tu nos tens dito.

  13 Mas porque o povo é grande, e é tempo de chuva, e não podemos estar de fora, e isto não é obra dum dia, nem dois, (porque temos gravissimamente pecado nisto),

  14 Estabeleçam-se uns chefes dentre toda a multidão; e todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras, venham em tempos determinados, e com eles os anciãos, e os magistrados de cada cidade, até que se aparte de nós a ira de nosso Deus, por causa deste pecado.

  15 Foram pois estabelecidos para isto Jonathan, filho de Azahel, e Jaasia, filho de Thecué, e os ajudaram os levitas Mosollão, e Sebethai.

  16 E assim o fizeram os filhos que tinham vindo do cativeiro. E o sacerdote Esdras, e os chefes das famílias foram às casas dos pais deles, e todos pelos seus nomes, e se assentaram no primeiro dia do décimo mês para averiguar a coisa.

  17 E levaram a fazer a conta de todos os varões que tinham tomado mulheres estrangeiras, até ao primeiro dia do primeiro mês.

  18 E dos filhos dos sacerdotes achou-se que tinham casado com mulheres estrangeiras estes: Dos filhos de Josué, os filhos de Josedec e seus irmãos, Maasia, e Eliezer, e Jarib, e Godolia.

  19 E convieram em lançar fora suas mulheres, e oferecer um carneiro do rebanho pelo seu delito.

  20 E dos filhos de Emmer, Hanani, e Zebedia.

  21 E dos filhos de Harim, Maasia, e Elia, e Semeia, e Jehiel, e Ozias.

  22 E dos filhos de Feshur, Elioenai, Maasia, Ismael, Nathanael, Jozabed, e Elasa.

  23 E dos filhos dos levitas Jozabed, e Semei, e Celaia, que por outro nome se chama Calita, Fataia, Judá, e Eliezer.

  24 E dos cantores, Eliasib. E dos porteiros, Sellum, Telem, e Uri.

  25 E do povo de Israel, dos filhos de Faros, Remeia, e Jezia, e Melquia, e Miamin, e Eliezer, e Melquia, e Baneia.

  26 E dos filhos de Elão, Mathania, Zaccarias, e Jehiel, e Abdi, e Jerimoth, e Elia.

  27 E dos filhos de Zethua, Elioenai, Eliasib, Mathania, e Jerimuth, Zabad e Aziza.

  28 E dos filhos de Bebai, Johanan, Hanania, Zabai, Athalai.

  29 E dos filhos de Bani, Mosollão, e Melluch, e Adaia, Jasub, e Saul, e Ramoth.

  30 E dos filhos de Fahath Moab, Edna, e Calal, Banaias, e Maasias, Mathanias, Beseleel, Benui, e Manassés.

  31 E dos filhos de Herem, Eliezer, Josué, Melquias, Semeias, Simeão.

  32 Benjamim, Maloch, Samarias.

  33 E dos filhos de Hasom, Mathanai, Mathatha, Zabad, Elifeleth, Jermai, Manassés, e Semei.

  34 Dos filhos de Bani, Maaddi; Amrão, e Vel.

  35 Banéas, e Badaias, Queliau,

  36 Vania, Marimuth, e Eliasib,

  37 Mathanias, Mathanai, e Jasi,

  38 E Bani, Bennui, Semei,

  39 E Salmias, e Nathan, e Adaias,

  40 E Mechnedebai, Sisai, Sarai,

  41 Ezrel, e Selemiau, Semeria,

  42 Sellum, Amaria, José.

  43 Dos filhos de Nebo, Jehiel, Mathathias, Zabad, Zabina, Jeddu, e Joel, e Banaia.

  44 Todos estes tinham tomado mulheres estrangeiras, e destas havia mulheres que tinham tido filhos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir