26 Depois que tu tiveres entrado na terra, de que o Senhor teu Deus está para te meter de posse, e fores Senhor dela, e estiveres nela estabelecido;
2 Tomarás as primícias de todos os teus frutos, e as porás num cesto, e irás ao lugar, que o Senhor teu Deus tiver escolhido, para aí ser invocado o seu nome;
3 E chegarás ao sacerdote, que nesse tempo for, e lhe dirás: Confesso hoje diante do Senhor teu Deus, que eu entrei na terra, que ele tinha prometido com juramento a nossos pais que no-la daria.
4 E o sacerdote, tomando da tua mão o cesto, o porá diante do altar do Senhor teu Deus;
5 E dirás na presença do Senhor teu Deus: O Sírio perseguia a meu pai, o qual desceu ao Egito, e lá assistiu como estrangeiro, tendo muito poucas pessoas consigo; e se multiplicou até formar um povo grande e poderoso, e de uma infinita multidão.
6 E os egípcios nos afligiram e nos perseguiram impondo-nos cargas pesadíssimas,
7 E clamamos ao Senhor Deus de nossos pais; o qual nos ouviu, e olhou para a nossa aflição e trabalho, e angústia;
8 E nos tirou do Egito com a sua mão forte, e braço estendido, com grande espanto, com sinais e portentos;
9 E nos introduziu neste lugar, e nos deu esta terra que mana leite e mel.
10 E por isso ofereço eu agora as primícias dos frutos da terra, que o Senhor me deu. E deixá-las-ás diante do Senhor teu Deus, e depois de teres adorado o Senhor teu Deus.
11 E te banquetearás com todos os bens, que o Senhor teu Deus te tiver dado a ti, e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que mora contigo.
12 Quando tiveres acabado de dar o dízimo de todos os teus frutos, darás no terceiro ano os dízimos ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
13 E dirás diante do Senhor teu Deus: Eu tirei de minha casa o que te é consagrado, e o dei ao levita e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, como tu me ordenaste; não preteri as tuas ordenações, nem me esqueci do teu preceito.
14 Não comi dessas coisas no meu luto, nem as separei para me servir delas em algum uso impuro, nem empreguei coisa alguma delas em funerais. Obedeci à voz do Senhor meu Deus, e fiz tudo assim como me ordenaste.
15 Olha desde o teu santuário, e desde a excelsa morada dos céus, e abençoa o teu povo de Israel, e a terra, que nos deste, assim como juraste a nossos pais, a terra que mana em leite e mel.
16 O Senhor teu Deus te mandou hoje que observes estas ordenações e leis; e que as guardes e cumpras de todo o teu coração e de toda a tua alma.
17 Tu escolheste hoje o Senhor, para ser o teu Deus, e para andares pelos seus caminhos, e guardares as suas cerimônias, e ordenações e leis, e para obedeceres aos seus mandamentos.
18 E o Senhor te escolheu hoje para que sejas o seu povo especial, conforme ele te declarou, e guardes todos os seus preceitos;
19 E para te fazer o povo mais ilustre de todas as nações que ele criou, para seu louvor, e honra, e glória; e para que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.