O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Deuteronômio

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

22 Vendo extraviados o boi, ou a ovelha de teu irmão não passarás de largo; mas conduzi-los-ás a teu irmão,

2 Ainda quando não seja teu parente, nem tu o conheças; levá-los-ás para tua casa, e lá estarão, até que teu irmãos os venha buscar e os receba.

3 O mesmo farás a respeito do jumento, e de vestido, e de outra qualquer coisa de teu irmão, que se perdesse; se a achares não a desprezes como coisa alheia.

4 Se vires o jumento ou o boi de teu irmão caídos no caminho, não te mostrarás indiferente, mas ajudá-lo-ás a levantá-los.

5 A mulher não se vestirá d’homem, nem o homem se vestirá de mulher; porque aquele que tal faz é abominável diante do Senhor.

6 Se indo por um caminho achares numa árvore ou na terra o ninho duma ave, e a mãe posta sobre os filhinhos ou sobre os ovos; não apanharás a mãe com os filhinhos;

7 Mas tomando os filhinhos, deixarás ir a mãe; para que sejas bem sucedido, e vivas muito tempo.

8 Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito à roda do teto; para que se não derrame sangue em tua casa, e tu fiques culpado, se algum cair, ou se precipitar.

9 Não semearás a tua vinha d’outra semente; para que não suceda que tanto o que semeaste, como o que nasce da vinha, um e outro se corrompam.

10 Não lavrarás com boi e asno juntamente.

11 Não te vestirás de coisa, que seja tecida de lã e de linho.

12 Porás nas orlas da capa com que te cobrires uns cordõezinhos aos quatro cantos.

13 Se um homem casar com uma mulher e depois lhe criar aversão,

14 E buscar pretexto para a repudiar, imputando-lhe um crime vergonhoso, e disser: Eu me recebi com esta mulher, mas quando me fui deitar com ela, não a achei virgem;

15 Seu pai e sua mãe pegarão nela, e levarão consigo os sinais da sua virgindade aos anciãos da cidade que estão à porta;

16 E o pai dirá: Eu dei minha filha por mulher a este homem, mas como ele agora lhe tem aversão,

17 Impõe-lhe um crime vergonhoso, dizendo: Eu não achei virgem tua filha; e contudo eis aqui os sinais da virgindade de minha filha; ao mesmo tempo estenderão a roupa na presença dos anciãos da cidade;

18 E os anciãos daquela cidade pegarão no marido, e fá-lo-ão açoitar,

19 Condenando-o em cima a pagar cem siclos de prata, que ele dará ao pai da moça; porque desonrou com uma acusação de infâmia uma virgem de Israel; e ela ficará sendo sua mulher, e a não poderá repudiar enquanto viver.

20 Porém se o que ele opõe é verdade, e a moça não se achou virgem,

21 Lançá-la-ão fora das portas da casa de seu pai, e os habitantes daquela cidade a apedrejarão, e morrerá; porque cometeu um crime detestável em Israel, tendo caído em formicação em casa de seu pai, e tu tirarás o mal do meio de ti.

22 Se um homem dormir com a mulher do outro, morrerão ambos, isto é, o adúltero e a adúltera; e tu tirarás o mal do meio de Israel.

23 Se um homem se tiver desposado com uma moça virgem, e achando-a algum na cidade a desflorar,

24 Trarás um e outro à porta daquela cidade, e serão apedrejados; a moça, porque estando na cidade não gritou; e o homem, porque abusou da noiva de seu próximo; e tu tirarás o mal do meio de ti.

25 Se for porém no campo que um homem ache uma moça, que está desposada e fazendo-lhe violência a desonrar, morrerá ele somente;

26 A moça não padecerá nada, nem é ré de morte; porque da mesma sorte que um ladrão se levanta contra seu irmão, e lhe tira a vida, assim também padeceu a moça.

27 Ela estava só no campo; gritou, e não houve alguém que a livrasse.

28 Se um homem achar uma moça virgem, que não está desposada, e tomando-a por força a desonrar, devolvida a causa a juízo,

29 Dará o que desonrou a moça cinquenta siclos de prata a seu pai, e casará com ela, porque a humilhou; nem a poderá repudiar em todos os dias da sua vida.

30 Nenhum homem tomará a mulher de seu pai, nem descobrirá nela o que o pejo oculta.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir