O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Deuteronômio

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 11

(Versículos e sumário)

 11 Ama pois ao Senhor teu Deus, e guarda em todo o tempo os seus preceitos, e cerimônias, os seus juízos e mandamentos.

  2 Conhecei hoje o que ignoram os vossos filhos, que não viram os castigos do Senhor vosso Deus, as suas maravilhas e a sua mão poderosa, e o seu braço estendido.

  3 Os prodígios e as obras que fez no meio do Egito sobre o rei Faraó, e sobre todo o seu país,

  4 E sobre todo o exército dos Egípcios, e sobre os seus cavalos e carroças; de que modo as águas do mar Vermelho os cobriram, quando vos perseguiam, e como o Senhor os destruiu até o dia presente;

  5 E o que vos fez no deserto, até que chegásseis a este lugar;

  6 E a Datan e a Abiron filhos de Eliab, que era filho de Ruben, quando a terra abrindo a sua boca os sorveu com as suas casas e tendas, e tudo o que possuíam no meio de Israel.

  7 Os vossos olhos viram todas as grandes obras que o Senhor fez,

  8 Para que guardeis todos os seus mandamentos, que eu hoje vos prescrevo, e possais ocupar e possuir a terra, em que estais a entrar,

  9 E vivais nela por muito tempo; na terra onde correm regatos de leite e de mel, e que o Senhor prometeu com juramento a vossos pais, e à sua posteridade.

  10 Porque a terra, que tu vás a possuir, não é como a terra do Egito, donde saíste, na qual lançada a semente se conduz água para a regar como se faz nas hortas;

  11 Mas é montanhosa e campestre, que espera as chuvas do céu;

  12 A qual o Senhor vosso Deus está sempre vendo, o seus olhos estão sobre ela desde o princípio do ano até o fim dele.

  13 Se vós portanto obedecerdes aos meus preceitos, que eu vos ponho hoje, de amar o Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração, e de toda a vossa alma;

  14 Ele dará à vossa terra as chuvas temporãs e serôdias, para que recolhais pão, e vinho, e azeite,

  15 E o feno dos campos para sustentar os vossos gados, e para que vós mesmos tenhais que comer e de que vos saciar.

  16 Guardai-vos não suceda que o vosso coração se deixe seduzir, e que vos aparteis do Senhor, e sirvais a deuses estranhos, e os adoreis,

  17 E que o Senhor irado feche o céu, e não caiam as chuvas, nem a terra dê os seus frutos; e que vós dentro de pouco tempo sejais exterminados da excelente terra, que o Senhor está para vos dar.

  18 Ponde nos vossos corações e nos vossos espíritos estas minhas palavras, e trazei-as suspensas nas vossas mãos por sinal, e colocai-as entre os vossos olhos.

  19 Ensinai a vossos filhos que as meditem, quando estiveres sentado em tua casa, ou caminhares, e quando te deitares ou te levantares.

  20 Escrevê-las-ás sobre os postes e às portas de tua casa,

  21 Para que os teus dias, e os de teus filhos se multipliquem na terra, que o Senhor jurou dar à teus pais, para a possuírem em quanto o céu cobrir a terra.

  22 Porque se vós observardes os mandamentos que eu vos intimo, e os cumprirdes, de modo que ameis o Senhor vosso Deus, e que andes em todos os seus caminhos; unidos estreitamente com ele,

  23 O Senhor destruirá à vossa vista todas estas gentes, e vós as possuireis, sendo que elas são  maiores e mais poderosas do que vós.

  24 Todo o lugar, em que vós puserdes os pés, será vosso. Os vossos limites serão desde o deserto, e desde o Líbano, desde o grande rio Eufrates até o mar ocidental.

  25 Nenhum se atreverá contra vós: O Senhor vosso Deus espalhará o terror e o espanto do vosso nome sobre toda a terra que haveis de pisar, como ele vo-lo prometeu.

  26 eis aqui ponho eu hoje diante dos vossos olhos a benção e a maldição;

  27 A benção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos prescrevo;

  28 A maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos apartardes do caminho, que eu hoje vos mostro, e correrdes após os deuses estranhos, que não conheceis.

  29 Quando porém o Senhor teu Deus te introduzir na terra que vais habitar, porás a benção sobre  o monte de Garizim, e a maldição sobre o monte de Hebal;

  30 Os quais são na banda d’além do Jordão, junto ao caminho que desce para o Ocidente, na terra dos Cananeus, que habitam nas campinas defronte de Galgala, a qual está junto do vale que se estende e se dilata até muito longe.

  31 Porque vós passareis o Jordão para possuirdes a terra, que o Senhor vosso Deus vos há de dar, para a terdes e possuirdes.

  32 Vede pois que observeis as cerimônias e juízos, que eu hoje porei à vossa vista.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir