1 Estas são as palavras, que Moisés disse a todo o Israel na banda d’aquém do Jordão na planície do deserto, defronte do mar Vermelho, entre Faran, Tofel, Laban, e Haserot, onde há muitíssimo ouro,
2 A onze jornadas de Horeb pelo caminho do monte Seir até Cadesbarne.
3 No ano quadragésimo, no undécimo mês, no primeiro dia do mês, disse Moisés aos filhos de Israel tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado que lhes dissesse:
4 Depois de ter derrotado a Sehon rei dos Amorreus, que habitava em Hesebon, e a Og rei de Basan, que morava em Astarot, e em Edrai,
5 Da banda d’aquém do Jordão, no país de Moab. Começou pois Moisés a explicar a lei, e a dizer:
6 O Senhor nosso Deus nos falou em Horeb, dizendo: Assas vos tendes demorado neste monte;
7 Voltai, e vinde ao monte dos Amorreus, e a todos os mais lugares visinhos, às campinas, aos montes e aos vales, que ficam para o Meio-dia, e ao longo da costa do mar, à terra dos Cananeus, e do Líbano até ao grande rio Eufrates.
8 Eis-aí, disse ele, vo-la entreguei eu; entrai e metei-vos de posse de uma terra, que o Senhor tinha prometido em juramento dar a vossos pais Abraão, Isaac, e Jacob, e à sua descendência depois deles.
9 E eu nesse mesmo tempo vos disse:
10 Eu só não posso reger-vos, porque o Senhor vosso Deus vos multiplicou, e sois hoje tão numerosos, como as estrelas do céu.
11 O Senhor Deus de vossos pais junte a este número muitos milhares, e vos abençoe como prometeu.
12 Eu só não posso aturar o peso dos vossos negócios, e diferenças.
13 Dai dentre vós homens sábios e capazes, e cuja vida seja conhecida pela sua probidade nas vossas tribos, para que eu vo-los ponha por chefes.
14 Vós me respondestes então: É uma boa coisa, a que tu queres fazer.
15 E eu tirei das vossas tribos homens sábios e nobres, e os constitui príncipes, e tribunos, e centuriões, e comandantes de cinquenta e de dez, que vos instruíssem de cada coisa.
16 E lhes mandei, dizendo: Ouvi-os, e julgai o que for justo, ou ele seja cidadão, ou estrangeiro.
17 Nenhuma distinção haverá de pessoas, do mesmo modo ouvireis o pequeno que o grande; nem tereis acepção de pessoa alguma, porque este é o juízo de Deus. Mas se achardes dificuldade em alguma cousa, dai-me parte, e ouvir-vos-ei.
18 E eu vos ordenei tudo o que devíeis fazer.
19 E tendo partido de Horeb, passamos pelo grande e medonho deserto, que vistes, pelo caminho do monte do Amorreu, conforme o Senhor nosso Deus no-lo tinha mandado. E tendo chegado a Cadesbarne,
20 Eu vos disse: Chegastes ao monte do Amorreu, que o Senhor nosso Deus nos há de dar.
21 Olha a terra, que o Senhor teu Deus te dá; sobe e faze-te senhor dela, como o Senhor nosso Deus o prometeu a teus pais: não temas, nem te atemorize nada.
22 Então vos chegastes vós todos a mim, e dissestes: Enviemos homens que considerem o país, e que nos ensinem por que caminho devemos entrar, e as cidades a que devemos ir.
23 E como me tivesse parecido bem esta lembrança, enviei doze homens dentre vós, um de cada tribo.
24 Os quais tendo-se posto a caminho, e passando as serras, vieram até o vale do Cacho; e depois de considerada a terra,
25 Tomando dos seus frutos, para mostrarem a sua fertilidade, no-los trouxeram, e disseram: Excelente é a terra, que o Senhor nosso Deus nos há de dar.
26 E vós não quisestes subir a ela, mas incrédulos à palavra do Senhor nosso Deus
27 Murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: O Senhor tem-nos ódio, e por isso nos tirou da terra do Egito, para nos entregar nas mãos dos Amorreus, e pana acabar conosco.
28 Para onde subiremos? os que foram mandados aterraram o nosso coração, dizendo: É muita a gente que há, e de estatura mais alta do que a nossa; as cidades são grandes, e fortificadas até o céu, ali vimos os filhos dos Enacins.
29 E eu então vos disse: Não tenhais medo, e não os temais;
30 O Senhor Deus, que é o vosso condutor, ele mesmo pelejará por vós, como o fez no Egito à vista de todos.
31 E na solidão (tu mesmo o viste) te levou o Senhor teu Deus por todo o caminho, por onde andastes, como um homem costuma levar a um seu tenro filhinho, até que chegásseis a este lugar.
32 E nem ainda assim destes crédito ao Senhor vosso Deus,
33 Que foi diante de vós por todo o caminho, e mediu o lugar, onde devíeis assentar as vossas tendas, mostrando-vos o caminho de noite com o fogo, e de dia com a coluna de nuvem.
34 Tendo o Senhor pois ouvido as vossas murmurações, irado jurou, e disse:
35 Nenhum dos homens desta péssima ralé verá a excelente terra, que eu com juramento prometi a vossos pais:
36 Exceto Caleb filho de Jefone, porque este a verá, e eu lhe darei a ele, e a seus filhos a terra, que ele calcou, porque seguiu o Senhor.
37 Nem há para que alguém se espante desta indignação contra o povo, quando o Senhor irado também contra mim por causa de vós, disse: Nem tu entrarás lá;
38 Mas em teu lugar entrará Josué filho de Nun teu ministro; exorta-o e anima-o, porque ele é que há de repartir a terra por sorte a Israel.
39 As vossas crianças, de quem dissestes que seriam levados cativos, e os vossos filhos que hoje ainda não sabem discernir entre o bem e o mal, estes entrarão, e a eles darei a terra, e a possuirão.
40 Mas vós desandai e tomai para o deserto pelo caminho do mar Vermelho.
41 E me respondestes: Nós pecamos contra o Senhor; subiremos e pelejaremos, como o Senhor nosso Deus o mandou. E quando vós armados marcháveis para o monte,
42 O Senhor me disse: Dize-lhes: Não empreendais subir; nem pelejeis, porque eu não estou convosco; para que não caiais mortos diante de vossos inimigos.
43 Eu vo-lo disse, e não me ouvistes, mas opondo-vos ao mandado do Senhor, e todos inchados de soberba subistes ao monte.
44 Tendo pois saído o Amorreu, que habitava nas serras, e vindo em vosso encontro, ele vos perseguiu como as abelhas costumam perseguir, e vos foi retalhando desde Seir até Horma.
45 E como depois de terdes voltado chorásseis diante do Senhor, ele vos não ouviu, nem se quis dobrar aos vossos rogos.
46 Assim ficastes muito tempo em Cadesbarne.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.