6 Ai de vós, os que viveis em Sião na afluência de todas as coisas, e que pondes a vossa confiança no monte de Samaria, grandes, que sois os chefes dos povos, que entrais pomposamente na casa de Israel.
2 Passai a Calane, e contemplai-a e ide daí à grande Emath; e descei a Geth na terra dos Palestinos, e aos mais formosos reinos que dependem destas cidades; vede se os seus termos são mais largos que os vossos termos.
3 Vós que estais reservados para o dia mau; e que estais a chegar ao sólio da iniquidade,
4 Que dormis em leitos de marfim e vos divertis nos vossos leitos; que comeis o melhor cordeiro do rebanho, e os melhores novilhos do meio da manada,
5 Que cantais ao som do saltério; creram ter instrumentos de música assim como David;
6 Os que bebiam vinho a copos cheios, e se untavam com o óleo mais precioso; e nada se doíam da aflição de José.
7 Por isso estes homens sairão agora na frente dos que forem cativos; e cessará a mancomunação dos folgazões.
8 O Senhor Deus jurou por sua vida, o Senhor Deus dos exércitos diz: Eu detesto a soberba de Jacob, e aborreço as suas casas, e entregarei a cidade com os seus habitadores.
9 Porque se numa casa ficarem dez homens, também esses mesmos morrerão.
10 E o seu mais próximo parente o tomará, e queimá-lo-á para levar de casa os ossos; e dirá ao que está no mais interior da casa: Porventura está ainda algum contigo?
11 E responderá: Não está nenhum. Então lhe dirá ele: Cala-te, e não te lembres do nome do Senhor.
12 Porque eis aí o Senhor dará as suas ordens, e ferirá com ruínas a casa maior, e com rasgaduras a casa menor.
13 Acaso podem os cavalos correr através dos rochedos, ou pode-se lavrar a terra com búfalos, o que vós mesmos fizestes, porque convertestes em amargura os juízos, e em absinto o fruto da justiça?
14 Vós que pondes a vossa alegria no nada; que dizeis: Não é assim que por nossa própria fortaleza nos temos nós feito formidáveis?
15 Pois sabei, casa de Israel, diz o Senhor Deus dos exércitos, que eu vou a suscitar sobre vós uma gente; e ela vos reduzirá em pó desde a entrada de Emath até a torrente do deserto.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew
- English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu
- Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de
1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.