O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 21

(Versículos e sumário)

21 Houve também em tempo de David uma fome que durou três anos contínuos; e David consultou o oráculo do Senhor. E o Senhor lhe respondeu: Por causa de Saul, e da sua casa sanguinária, porque tinha morto os Gabaonitas.

2 E chamados os Gabaonitas, o rei lhes disse: (Ora os Gabaonitas não eram dos filhos de Israel, mas umas relíquias dos Amorreus; porque os Israelitas se tinham aliado com eles por juramento, e Saul empreendeu o extingui-los, com um zelo, como em favor dos filhos de Israel e de Judá.)

3 Disse pois David aos Gabaonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor?

4 E os Gabaonitas lhe responderam: Não é nossa pretensão sobre ouro, nem prata, senão contra Saul e contra a sua casa. Nem queremos que pereça homem de Israel. E o rei lhes disse: Que é pois o que quereis que vos faça?

5 Eles responderam ao rei: Aquele homem, que iniquamente nos esmagou, e oprimiu, nós o devemos acabar de modo que não fique da sua linhagem nem um só em todos os limites de Israel.

6 Deem-se-nos sete de seus filhos, para os crucificarmos à honra do Senhor em Gábaa de Saul, que foi noutro tempo o escolhido do Senhor. E o rei disse: Eu os darei.

7 E perdoou o rei a Mifiboseth, filho de Jônathas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que tinha mediado entre David e entre Jônathas, filho de Saul.

8 Mas tomou os dois filhos de Resfa, filha de Aia, chamados Armoni, e Mifiboseth, os quais ela houvera de Saul; e cinco filhos que Micol, filha de Saul, tinha gerado a Hadriel, filho de Berzellai, que era de Molathi,

9 E entregou-os nas mãos dos Gabaonitas, que os crucificaram no monte diante do Senhor. Assim acabaram estes sete homens mortos todos juntos nos primeiros dias da ceifa, quando se começava a segar as cevadas.

10 Porém Resfa, filha de Aia, tomando um pano de cilício o estendeu debaixo de si, sobre uma pedra desde o princípio da ceifa, até que a água do céu caiu sobre eles; e cuidou em que as aves os não despedaçassem de dia, nem as feras de noite.

11 E foi contado a David o que fizera Resfa, filha de Aia, concubina de Saul.

12 E foi David e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônathas, seu filho, aos vizinhos de Jabés de Galaad, que os tinha roubado da praça de Bethsan, na qual os Filisteus os tinham pendurado quando mataram a Saul em Gelboé;

13 E transportou dali David os ossos de Saul, e os ossos de Jônathas, seu filho; e tendo feito a ajuntar os ossos dos que tinham sido crucificados

14 Os enterraram com os ossos de Saul e de Jônathas, seu filho, no país de Benjamim, a um lado; no jazigo de Cis, seu pai; e cumpriram todas as ordens do rei, e depois disto se aplacou Deus com a terra.

15 Ateou-se porém de novo a guerra dos Filisteus contra Israel, e saiu David, e a sua gente com ele, e pelejavam contra os Filisteus. E desfalecendo David,

16 Jesbibenob, que era da linhagem de Arafa, que ia armado de uma lança, cujo ferro pesava trezentas onças, e que cingia uma espada nova se esforçou por ferir a David.

17 Mas Abisai, filho de Sarvia, lhe serviu de broquel, e ferindo ao Filisteu o matou. Então fizeram as gentes de David um juramento, dizendo: Tu não tornarás a sair à batalha conosco, para que não apagues a lâmpada de Israel.

18 Houve ainda uma segunda guerra em Gob contra os Filisteus. Então Sobocai de Husathi matou a Saf, da linhagem de Arafa, da raça dos gigantes.

19 Houve mais outra terceira guerra em Gob contra os Filisteus na qual Adeodato, filho de Bosque, que tecia panos de cores em Belém, matou a Golias de Geth, que levava uma lança, cuja haste era como o órgão do tear dos tecelões.

20 A quarta foi em Geth; nela se achou um homem de grande estatura, que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé, isto é, vinte e quatro dedos, e era da casta de Arafa.

21 Este blasfemou contra Israel; mas matou-o Jônathan, filho de Samaa, irmão de David.

22 Estes quatro homens tinham nascido de Arafa em Geth, e foram mortos à mão de David, e das suas gentes.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir