O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 18

(Versículos e sumário)

 18 David pois tendo feito resenha da sua gente nomeou para eles tribunos e centuriões,

  2 E deu um terço das suas tropas ao mando de Joab, e outro terço ao mando d’Abisai, filho de Sarvia, irmão de Joab, e outro terço ao mando d’Ethai de Geth; e disse o rei à sua gente: Eu sairei também convosco.

  3 E a sua gente lhe respondeu: Não sairás; porque quando os inimigos nos ponham em fugida não terão isto por uma grande coisa; e quando a metade das nossas tropas fique derrotada, não lhes dará isso maior cuidado; porque tu só és considerado como dez mil; logo é melhor que fiques na cidade para nos dares socorro.

  4 O rei lhes disse: Farei o que vos parecer ajustado. E pôs-se o rei junto à porta; e o povo ia desfilando formado em seus esquadrões de cento em cento, e de mil em mil.

  5 E o rei ordenou a Joab, e a Abisai, e a Ethai, dizendo: Salvai-me com vida o moço Absalão. E todo o povo ouviu a ordem que o rei dava a todos os seus generais para salvarem a vida de Absalão.

  6 Assim saiu o povo à campanha contra Israel, e deu-se a batalha no bosque de Efraim.

  7 E ali foi o povo de Israel desbaratado pelo exército de David, e naquele dia houve uma grande mortandade de vinte mil homens.

  8 E os que ali combateram foram dispersos por toda a face da terra, e foram muito mais os que do povo consumiu o bosque, do que aqueles que pereceram à espada naquele dia.

  9 Aconteceu pois que indo Absalão montado num macho se encontrou com a gente de David; e tendo entrado o macho por baixo dum espesso e grande carvalho, se lhe embaraçou a cabeça no carvalho; e passando adiante o macho em que ia montado, ficou pendurado entre o céu e a terra.

  10 Vendo porém isto um homem, avisou a Joab, dizendo: Eu vi Absalão pendurado dum carvalho.

  11 E Joab disse ao homem, que lhe tinha dado a notícia: Se o viste, por que o não atravessaste com a terra, e eu te teria dado dez siclos de prata, e um boldrié?

  12 Ele respondeu a Joab: Ainda quando pusesses nas minhas mãos mil siclos de prata, de nenhuma sorte estenderia eu a minha mão contra o filho do rei; porque todos nós ouvimos a ordem que o rei te deu a ti, e a Abisai, e a Ethai, dizendo: Guardai-me o moço Absalão.

  13 Mas também se eu com risco da minha vida tivesse obrado tão temerariamente, de nenhum modo isto se poderia ocultar ao rei, e tu mesmo te oporias.

  14 E disse Joab: Não será assim como tu queres, mas à tua mesma vista o matarei. Tomou pois na mão três lanças, e traspassou com elas o coração de Absalão; e quando ele ainda palpitava pendurado no carvalho,

  15 Correram dez mancebos escudeiros de Joab, e a golpes o acabaram de matar.

  16 Deu pois Joab sinal com a trombeta, e querendo perdoar à multidão, impediu que a sua gente não fosse no alcance dos Israelitas que fugiam.

  17 E levaram a Absalão, e o lançaram numa grande cova no bosque, e arremessaram sobre ele um muito grande montão de pedras. E todos os Israelitas fugiram para as suas tendas.

  18 Ora Absalão, quando ainda vivia, se tinha feito levantar uma coluna no vale do rei; porque tinha dito: Eu não tenho filhos, e este será um monumento do meu nome. E deu o seu nome a esta coluna, e ainda hoje se chama ela a Mão de Absalão.

  19 Aquimaas porém, filho de Sadoc, disse: Eu irei correndo, e darei por notícia ao rei, que o Senhor lhe fez justiça vingando-o do poder de seus inimigos.

  20 Joab lhe disse: Não lhe levarás hoje a notícia, mas noutro dia. Não quero que dês hoje a notícia porque é morto o filho do rei.

  21 E disse Joab a Cusi: Parte e vai anunciar ao rei o que viste. Cusi lhe fez uma profunda reverência, e partiu a correr.

  22 E tornou Aquimaas, filho de Sadoc, a dizer a Joab: Que embaraço há para que eu não vá também correndo depois de Cusi? E Joab lhe respondeu: Porque queres tu correr, ó meu filho? Não serás portador de boa nova.

  23 Aquimaas respondeu: Que importa pois se eu correr? E Joab lhe disse: Corre. Correndo pois Aquimaas por um atalho, passou a Cusi.

  24 David porém estava assentado entre as duas portas; e a sentinela, que estava em cima da muralha no alto da porta, levantando os olhos, viu vir um homem correndo só.

  25 E clamando o disse ao rei, e o rei respondeu: Se ele vem só, traz alguma boa nova. Vindo ele a grã pressa, e estando já próximo,

  26 Descobriu a sentinela outro homem; que corria, e gritando de cima, disse: Eu vejo lá vir correndo outro homem só. E o rei disse: Este também traz alguma boa nova.

  27 Mas a sentinela disse: Observo que o modo de correr do primeiro me parece ser o correr de Aquimaas, filho de Sadoc. E disse o rei: É um honrado homem; e ele vem trazer alguma boa nova.

  28 E gritando Aquimaas, disse ao rei: Deus te guarde, ó rei. E prostrado em terra adorando o rei em sua presença, disse: Bendito seja o Senhor teu Deus, que destroçou os homens que se tinham sublevado contra o rei meu senhor.

  29 E o rei disse: Está vivo o moço Absalão? e respondeu-lhe Aquimaas: Quando teu servo Joab me enviou a ti que sou teu servo, ó rei, vi eu um grande tumulto; não sei outra coisa.

  30 O rei lhe disse: Passa, e espera aqui. Tendo ele passado, e estando posto no seu lugar,

  31 Apareceu Cusi; e chegando disse: Ó rei meu senhor, trago-te uma boa nova; porque o Senhor julgou hoje em teu favor vingando-te da mão de todos aqueles que se sublevaram contra ti.

  32 E o rei disse a Cusi: É vivo o moço Absalão? Cusi respondendo-lhe, disse: Assim suceda aos inimigos do rei meu senhor, e a todos os que se sublevam contra ele para o perderem, como sucedeu àquele mancebo.

  33 O rei pois cheio de tristeza, subiu a uma sala que estava por cima da porta e se pôs a chorar. E andando dizia assim: Meu filho Absalão, Absalão meu filho. Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, filho meu Absalão!



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir