O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 11

(Versículos e sumário)

  11 Sucedeu porém que tendo decorrido um ano, ao tempo em que os reis costumavam ir para a guerra, enviou David a Joab, e aos seus oficiais com ele, e a todo o Israel e destruíram aos Ammonitas, e puseram sítio a Rabba; mas David ficou em Jerusalém.

  2 Quando assim passavam as coisas, sucedeu que levantando-se David de dormir a sesta se pôs a passear no terraço do palácio real; e viu a uma mulher que se estava lavando, defronte de seu terraço, e era uma mulher em extremo formosa.

  3 Mandou o rei pois saber quem era aquela mulher; e disseram-lhe que era Bethsabée, filha de Elião, mulher de Urias Heteu.

  4 E enviou David mensageiros, e fez que lha trouxessem. Chegada que foi Bethsabée caiu em adultério; e ela se purificou logo da sua imundícia.

  5 E voltou para a sua casa, tendo concebido. E enviou a avisar David, e a dizer-lhe: Eu concebi.

  6 E David mandou dizer a Joab: Remete-me a Urias Heteu. E Joab remeteu Urias a David.

  7 E apresentou-se Urias a David; e David lhe perguntou, se passava bem Joab, e o povo, e como ia a guerra;

  8 E disse David a Urias: Vai para tua casa, e lava os teus pés. E saiu Urias, do palácio do rei, e após ele foram mandados uns pratos da sua mesa.

  9 Mas Urias passou a noite ao pé da porta do palácio do rei com os outros oficiais do seu senhor, e não foi a sua casa.

  10 Avisaram disto a David, dizendo: Urias não foi a sua casa. E David disse a Urias: Não vieste tu duma jornada? Por que não foste a tua casa?

  11 E Urias respondeu a David: A arca de Deus e Israel e Judá ficam debaixo dumas tendas, e meu senhor Joab, e os servos de meu senhor dormem na terra nua; e irei eu para minha casa comer e beber, e dormir com minha mulher? Pela tua vida, e pela saúde da tua alma eu não farei tal coisa.

  12 Disse pois David a Urias: Fica aqui ainda hoje, e amanhã te enviarei. Ficou Urias em Jerusalém aquele dia e o seguinte;

  13 E David o convidou a comer e a beber em sua presença, e o embebedou: e Urias saindo já de noite, dormiu na sua cama com os oficiais do seu senhor, e não foi a sua casa.

  14 Chegada pois a manhã, escreveu David a Joab uma carta; e lha enviou por mão de Urias,

  15 Tendo escrito na carta: Ponde a Urias na frente de um batalhão, onde for mais rijo o combate; e desamparai-o para que ferido pereça.

  16 Joab pois tendo sitiado a cidade, pôs a Urias bem defronte do lugar onde sabia que estavam os homens mais valentes.

  17 E tendo os da cidade feito uma sortida, carregaram sobre Joab, e morreram alguns do exército de David, e morreu também Urias Heteu.

  18 Enviou pois Joab quem relatasse a David tudo o que se tinha passado no combate;

  19 E ordenou ao correio, dizendo: Depois que tu tiveres acabado de contar ao rei tudo o que se passou no exército,

  20 Se vires que ele se indigna, e diz: Porque fostes vós combater tão perto dos muros? Vós não sabíeis que são muitos os dardos que se arremessam do alto muro?

  21 Quem matou a Abimelech, filho de Jerobaal? Não foi uma mulher que do alto da muralha deitou em cima dele um pedaço de uma mó de moinho, e o matou em Thebes? porque vos chegastes vós tanto aos muros? Tu lhe dirás: Também morreu teu servo Urias Heteu.

  22 Partiu pois o correio, e foi, e referiu a David tudo o que Joab lhe tinha mandado.

  23 E o mensageiro disse a David: Os inimigos prevaleceram contra nós, e fizeram uma saída ao nosso campo; mas dando nós sobre eles os perseguimos até à porta da cidade.

  24 E os flecheiros dirigiram os tiros contra os teus servos desde o alto do muro; e morreram alguns dos servos do rei, e até morreu também Urias Heteu, teu servo.

  25 E David disse ao correio: Dirás isto a Joab: Não percas por isso o ânimo; porque os sucessos da guerra são vários, ora perece um, ora perece outro aos golpes da espada. Conforta os teus soldados, e esforça-os contra a cidade, para a destruíres.

  26 Mas a mulher de Urias ouviu que Urias, seu marido, era morto, e o chorou.

  27 E passado o tempo do luto enviou David, e a fez trazer para o seu palácio, e tomou-a por sua mulher, e ela lhe pariu um filho. Mas o que David fizera, foi desagradável aos olhos do Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir