O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

  4 Ouviu pois Isboseth, filho de Saul, que Abner fora morto em Hebron; e perdeu com isso a força de suas mãos, e todo o Israel ficou perturbado.

  2 Tinha o filho de Saul a seu serviço dois capitães de salteadores, um dos quais se chamava Baana, e outro Reccab, filhos de Remmon de Beroth, da tribo de Benjamim; porque foi reputada Beroth pertencente a Benjamim.

  3 Mas os Berothitas fugiram para Gethaim, e moraram lá como forasteiros até àquele tempo.

  4 Jônathas porém, filho de Saul, tinha um filho estropeado dos pés; porque tinha cinco anos, quando chegou de Jezrael a nova da morte de Saul e de Jônathas. Sua ama pois tomando-o, fugiu; e como se apressasse em fugir, caiu o menino, e ficou coxo; e o seu nome foi Mifiboseth.

  5 Vindo pois Reccab e Baana, filhos de Recmon de Beroth, entraram em casa d’Isboseth no maior calor do dia; ele estava no seu leito dormindo a sesta. E a porteira da casa estando alimpando trigo, se deixou adormecer.

  6 Entraram pois na casa sem ser sentidos Reccab e Baana, seu irmão, levando umas espigas de trigo, e feriram a Isboseth na virilha, e fugiram.

  7 Porque quando entraram em casa, ele dormia em cima do seu leito no seu quarto, e ferindo-o o mataram; e cortando-lhe a cabeça, andaram toda a noite pelo caminho do deserto,

  8 E trouxeram a cabeça de Isboseth a David a Hebron; e disseram ao rei: eis aqui a cabeça de Isboseth, filho de Saul, teu inimigo, que procurava tirar-te a vida. E o Senhor vingou hoje ao rei, meu senhor de Saul, e da sua linhagem.

  9 Mas David respondendo a Reccab, e a Baana, seu irmão, filhos de Remmon de Beroth, disse-lhes: Viva o Senhor, que livrou a minha alma de toda a angústia,

  10 Porque se aquele, que me anunciou, e disse: É morto Saul; cuidando que me trazia uma boa nova, fiz que o prendessem, e o matassem em Siceleg, quando parecia ter merecido pela nova as alvíssaras.

  11 Quanto mais agora quando uns malvados mataram a um homem inocente dentro da sua mesma casa, sobre o seu leito, não vingarei eu o seu sangue sobre vós, e vos exterminarei da terra?

  12 Deu ordem pois David aos seus criados, e eles os mataram; e cortando-lhes as mãos e os pés, os penduraram junto da piscina d’Hebron; e tomaram a cabeça d’Isboseth, e a enterraram no sepulcro de Abner em Hebron.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir