O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro dos Reis

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

  14 No segundo ano de Joás, filho de Joaccáz, rei de Israel, reinou Amasias, filho de Joás, rei de Judá.

  2 Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar; vinte e nove anos reinou em Jerusalém, sua mãe se chamava Joadan de Jerusalém.

  3 E ele fez o que era justo diante do Senhor, mas não como David seu pai. Ele procedeu em tudo, como seu pai Joás o tinha feito;

  4 Exceto que não tirou os altos; porque ainda o povo imolava e queimava incensos nos altos.

  5 E tanto que teve o reino seguro, fez matar aqueles de seus servos, que tinham morto o rei seu pai;

  6 Mas não fez morrer os filhos destes matadores, segundo o que está escrito no livro da lei de Moisés, conforme o preceito do Senhor, que diz: Não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos morrerão pelos pais; mas cada um morrerá pelo seu pecado.

  7 Este mesmo foi que bateu dez mil Idumeus no Vale das Salinas, e tomou na peleja a fortaleza que chamou Jectehel, como ela ainda hoje se chama.

  8 Então enviou Amasias mensageiros a Joás, filho de Joaccáz, filho de Jehu, rei de Israel, dizendo: Vem, e vejamo-nos.

  9 E Joás, rei de Israel, mandou a Amasias, rei de Judá, esta resposta: O cardo do Líbano mandou dizer ao cedro, que está no Líbano: Dá tua filha por mulher a meu filho. E passaram as feras do bosque que estão no Líbano, e pisaram aos pés o cardo.

  10 Tu ficaste superior em batalha aos Idumeus, e o teu coração se ensoberbeceu; contenta-te com a glória, e repousa em tua casa; chamas pelo mal, para pereceres tu e Judá contigo?

  11 Porém Amasias não sossegou; e Joás, rei de Israel, subiu, e viram-se ele e Amasias, rei de Judá, em Bethsames, cidade de Judá.

  12 E Judá foi desfeito por Israel; e fugiram cada um para as suas tendas.

  13 E Joás, rei de Israel, tomou em Bethsames a Amasias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Ocozias, e o levou a Jerusalém; e rompeu o muro de Jerusalém o espaço de quatrocentos côvados, desde a porta de Efraim até à porta do Ângulo.

  14 E tomou todo o ouro e prata, e todos os vasos, que se acharam na casa do Senhor, e nos tesouros do rei, e os reféns, e voltou para Samaria.

  15 O resto das ações de Joás, e o valor com que pelejou contra Amasias, rei de Judá, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

  16 E Joás adormeceu com seus pais, e foi sepultado em Samaria com os reis de Israel; e em seu lugar reinou seu filho Jeroboão.

  17 Mas Amasias, filho de Joás, rei de Judá, viveu quinze anos, depois da morte de Joás, filho de Joaccáz, rei de Israel.

  18 O resto das ações de Amasias está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

  19 E contra ele se forjou em Jerusalém uma conjuração; mas ele fugiu para Laquis. E eles enviaram após ele a Laquis e ali o mataram.

  20 E o transportaram em cima de uns cavalos, e foi sepultado em Jerusalém com seus pais na cidade de David.

  21 E todo o povo de Judá tomou a Azarias em idade de dezesseis anos; e o constituíram rei em lugar de seu pai Amasias.

  22 Este foi que edificou Elath, e a restituiu a Judá, depois que o rei adormeceu com seus pais.

  23 No décimo quinto ano de Amasias, filho de Joás, rei de Judá, reinou em Samaria Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel quarenta e um anos;

  24 E obrou o mal diante do Senhor. Não se apartou de pecado nenhum de Jeroboão, filho de Nabat, que tinha feito pecar a Israel.

  25 Este mesmo restabeleceu os limites de Israel desde a entrada de Emath até o mar do deserto, conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual havia pronunciado por seu servo o profeta Jonas, filho de Amathi, que era de Geth, que está em Ofer.

  26 Porque viu o Senhor a crudelíssima aflição de Israel, e que haviam sido consumidos até os encarcerados, e os derradeiros do povo, e não havia quem socorresse a Israel.

  27 Nem o Senhor decretou que ele apagaria o nome de Israel debaixo do Céu, mas ele os salvou por mão de Jeroboão, filho de Joás.

  28 O mais das ações de Jeroboão, e tudo o que ele fez, e o valor com que ele pelejou, e o como restituiu Damasco, e Emath a Judá em Israel, tudo isto está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

  29 E adormeceu Jeroboão com seus pais, reis de Israel, e reinou em seu lugar seu filho Zacarias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir