34 Josias tinha oito anos, quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém.
2 E fez o que era reto na presença do Senhor, e andou nos caminhos de David, seu pai; não declinou nem para a direita, nem para a esquerda.
3 Desde o oitavo ano do seu reinado, sendo ainda muito moço, começou a buscar o Deus de David, seu pai; e no duodécimo ano depois que começara a reinar, purificou a Judá e Jerusalém dos altos, e dos bosques, e das estátuas de fundição e de escultura;
4 E destruíram na sua presença os altares de Baal; e quebraram os ídolos, que se tinham colocado em cima. Mandou cortar os bosques, e fazer em pedaços os ídolos; e ordenou que os pedaços fossem lançados sobre as sepulturas daqueles que tinham tido o costume de lhes oferecer vítimas.
5 Além disto queimou os ossos dos sacerdotes sobre os altares dos ídolos, e expurgou a Judá e a Jerusalém.
6 E até nas cidades de Manassés, e de Efraim, e de Simeão, até Nefthali destruiu tudo isto.
7 E depois que destruiu os altares, e os bosques, e fez em pedaços os ídolos, e arrasou todos os templos por toda a terra de Israel, voltou para Jerusalém.
8 Assim no ano décimo oitavo do seu reinado, depois de já purificada a terra, e o templo do Senhor, mandou a Safan, filho de Eselias, e a Maasias, governador da cidade, e a Joha, filho de Joaccaz, seu cronista-mor, que reparassem a casa do Senhor seu Deus.
9 Vieram eles ter com o sumo sacerdote Helcias; e depois de recebido dele o dinheiro, que se tinha trazido à casa do Senhor, e que os levitas e os porteiros tinham cobrado de Manassés, e de Efraim, e de tudo o que tinha ficado de Israel, também de todo o Judá e Benjamin, e dos moradores de Jerusalém,
10 O entregaram nas mãos dos que eram os superintendentes dos oficiais que trabalhavam na casa do Senhor, para restabelecerem o templo, e para repararem todas as suas ruínas.
11 E estes o deram aos artífices, e aos canteiros para comprarem pedras de cantaria, e madeiras para o emadeiramento do edifício, e para os sobrados das casas que os reis de Judá tinham destruído.
12 Eles fizeram tudo fielmente. E os superintendentes dos oficiais eram Jahath e Abdias, da linhagem de Mérari, Zaccarias e Mosollão, da linhagem de Caath, os quais diligenciavam a pressa da obra; todos levitas que, sabiam tocar instrumentos.
13 Mas sobre os que carregavam com os pesos para diversos usos, eram inspetores os escrivãs, juízes, e porteiros da ordem dos levitas.
14 Quando porém se transportava o dinheiro, que se tinha levado ao templo, o pontífice Helcias achou um livro da lei do Senhor dada pelas mãos de Moisés.
15 E ele disse ao secretário Safan: Eu achei o livro da lei na casa do Senhor. E entregou-lho.
16 Mas Safan levou o livro ao rei, e deu-lhe conta, dizendo: Tudo o que tu mandaste a teus servos, executa-se fielmente.
17 Eles recolheram a prata, que se achou na casa do Senhor; e se deu aos prefeitos dos artífices, e dos que trabalhavam em diversos misteres.
18 Além disto o pontífice Helcias me entregou este livro. E como ele o lesse diante do rei,
19 E este ouvisse as palavras da lei, rasgou os seus vestidos;
20 E ordenou a Helcias, e a Ahicão, filho de Safan, e a Abdon filho de Micca, e ao secretário Safan, e a Asaas, servo do rei dizendo:
21 Ide, e rogai ao Senhor por mim, e pelas relíquias de Israel, e de Judá, acerca de todas as palavras deste livro, que se achou; porque está a ponto de cair sobre nós a grande ira do Senhor, porque nossos pais não guardaram as palavras do Senhor, cumprindo tudo o que está escrito neste livro.
22 Foi depois Helcias, e os que tinham sido enviados juntamente pelo rei a consultar a profetisa Olda, mulher de Sellum, filho de Thecuath, filho de Hasra, guarda dos vestidos; a qual habitava em Jerusalém na segunda; e eles lhe disseram as palavras, que referimos acima.
23 E Olda lhes respondeu: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que aqui vos mandou:
24 Isto disse o Senhor: Eu estou para fazer cair sobre este lugar e sobre seus habitantes os males, e todas as maldições que estão escritas neste livro, que foi lido diante do rei de Judá.
25 Porque eles me abandonaram, e ofereceram sacrifícios aos deuses estranhos, provocando-me a ira por todas as obras das suas mãos, por isso o meu furor se derramará sobre este lugar, e não se aplacará.
26 E quanto ao rei de Judá, que vos enviou para implorardes a misericórdia do Senhor, assim lhes direis: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Porque tu ouviste as palavras do livro,
27 E se enterneceu o teu coração, e tu te humilhaste diante de Deus por causa dos males, que foram cominados contra este lugar, e os habitantes de Jerusalém, e porque temendo o meu rosto; rasgaste os teus vestidos, e choraste diante de mim; eu também te ouvi, diz o Senhor.
28 Por isso eu te ajuntarei com teus pais e serás posto em paz no teu sepulcro; e os teus olhos não verão todos os males, que eu estou para mandar sobre este lugar, e sobre os seus moradores. Eles pois vieram referir ao rei tudo o que a profetisa lhes tinha dito.
29 E o rei, depois de convocados todos os anciãos, de Judá e de Jerusalém,
30 subiu à casa do Senhor, e juntamente com ele todos os homens de Judá e os anciãos de Jerusalém, os sacerdotes e os levitas, e todo o povo desde o mais pequeno até o maior. E ouvindo eles na casa do Senhor leu o rei todas as palavras do livro.
31 E, posto em pé no seu tribunal, fez concerto com o Senhor, que caminharia após ele, e que guardaria os seus preceitos, e ordenanças, e as suas cerimônias, de todo o seu coração, e de toda a sua alma, que cumpriria tudo o que estava escrito naquele livro, que acabava de ler.
32 E fez prestar juramento sobre isto a todos os que se tinham achado na tribo de Jerusalém, e na tribo de Benjamin; e os moradores de Jerusalém o cumpriram, conforme o pacto do Senhor Deus de seus pais.
33 Tirou pois Josias todas as abominações de todas as terras dos filhos de Israel; e obrigou todos os que restavam em Israel, a servir ao Senhor seu Deus. E enquanto ele viveu, não se separaram do Senhor Deus de seus pais.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.