O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro das Crônicas

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

  17 Em seu lugar pois reinou seu filho Josafat, e prevaleceu contra Israel.

  2 E estabeleceu o número de soldados por todas as cidades de Judá, que estavam cercadas de muros. E pôs guarnições na terra de Judá, e nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado.

  3 E o Senhor foi com Josafat, porque andou pelos primeiros caminhos de David seu pai, e não pôs a sua confiança nos ídolos,

  4 Mas sim no Deus de seu pai, e porque caminhou nos seus mandamentos, e não seguiu os pecados de Israel.

  5 E o Senhor firmou o reino na sua mão, e todos os de Judá fizeram seus presentes a Josafat; ele adquiriu infinitas riquezas, e muita glória.

  6 E tendo o seu coração tomado esforço por amor dos caminhos do Senhor, fez também deitar abaixo em Judá os altos e os bosques.

  7 E no terceiro ano do seu reinado, enviou dos primeiros senhores da sua corte a Benhail, e a Obdias, e a Zaccarias, e a Nathanael, e a Miqueias, para ensinarem nas cidades de Judá;

  8 E com estes os levitas, Semeias, e Nathanias, e Zabadias, e Azael, e Semiramoth, e Jonathan, e Adonias, e Thobias, e Thobadonias, levitas, e com eles os sacerdotes Elisama, e Jorão,

  9 E eles instruíam o povo em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor, e iam por todas as cidades de Judá, e doutrinavam o povo.

  10 Deste modo se espalhou o terror do Senhor por todos os reinos da terra, que confinavam com o de Judá, e não se atreviam a tomar as armas contra Josafat.

  11 Mas até os Filisteus traziam a Josafat donativos, e tributo de prata, e os árabes traziam-lhe gados, sete mil e setecentos carneiros, e outros tantos bodes.

  12 Cresceu pois Josafat, e se engrandeceu até ao maior ponto de grandeza; e edificou em Judá fortalezas em forma de torres, e cidades muradas.

  13 E empreendeu muitas obras em as cidades de Judá; e tinha também gentes de guerra, e homens mui valentes em Jerusalém,

  14 E este é o número deles pelas casas e famílias de cada um: Em Judá os primeiros oficiais do exército, o general Ednas, que tinha às suas ordens trezentos mil homens valentíssimos.

  15 Depois deste Johanan príncipe, e com ele duzentos e oitenta mil.

  16 E depois deste Amasias, filho de Zechri, consagrado ao Senhor, e com ele duzentos mil homens de valor.

  17 Seguia-se a este Eliada formidável na peleja, e com ele duzentos mil armados de arcos e escudos.

  18 E depois deste Jozabad, e com ele cento e oitenta mil soldados de tropas ligeiras.

  19 Todos estes tinha o rei à mão, sem falar dos outros, que ele tinha posto nas cidades muradas, por todo o Judá.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir