O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

2º Livro das Crônicas

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

  10 Partiu pois Roboão para Siquém; porque todo o Israel se tinha lá ajuntado para o constituir rei.

  2 O que tendo ouvido Jeroboão filho de Nabat, que estava no Egito (pois tinha fugido para lá da presença de Salomão), voltou logo.

  3 E chamaram-no, e veio com todo o Israel, e falaram a Roboão; dizendo:

  4 Teu pai nos oprimiu com um jugo duríssimo, trata-nos com mais brandura do que teu pai, que nos impôs uma grave servidão, e alivia-nos um pouco a carga, e nós seremos teus servos.

  5 Ele lhes disse: Tornai a vir daqui a três dias. E depois que o povo se foi,

  6 Teve Roboão conselho com os anciãos, que tinham sido ministros de Salomão seu pai durante a sua vida, dizendo: Que me aconselhais que eu responda ao povo?

  7 Eles lhe disseram: Se contentares a este povo, e o afagares com palavras doces, eles te servirão para sempre.

  8 Mas ele desaprovou o conselho dos anciãos, e começou a consultar os moços que haviam sido criados com ele, e estavam na sua companhia.

  9 E lhes disse: Que vos parece; o que devo eu responder a esse povo, que me veio dizer: Alivia-nos o jugo, que teu pai nos impôs?

  10 Mas eles lhe responderam como moços, e como criados com ele nas delícias, e disseram: Assim responderás ao povo, que te veio dizer: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, tu alivia-o. E assim lhe responderás: O meu dedo mínimo é mais grosso do que o costado de meu pai.

  11 Meu pai pôs-vos um jogo pesado, e eu lhe acrescentarei maior peso. Meu pai açoitou-vos com correias, eu porém açoitar-vos-ei com escorpiões.

  12 Ao terceiro dia pois veio Jeroboão, e todo o povo ter com Roboão, segundo ele lhes tinha ordenado.

  13 E o rei não fazendo caso do conselho dos anciãos, respondeu-lhes desabridamente;

  14 E falou-lhes segundo o conselho dos moços: Meu pai pôs-vos um jugo pesado, o qual eu farei mais pesado. Meu pai açoitou-vos com correias, e eu porém açoitar-vos-ei com escorpiões.

  15 E não condescendeu com as súplicas do povo; porque era da vontade de Deus que se cumprisse a palavra, que tinha dito a Jeroboão filho de Nabat por meio de Ahias de Silo.

  16 Todo o povo porém, com tão dura resposta do rei, assim lhe disse: Não temos parte com David, nem herança com o filho de Isai. Volta, Israel, para as tuas tendas, e tu, David, cuida da tua casa. E assim se retirou Israel para as suas tendas.

  17 Roboão pois reinou sobre os filhos de Israel, que habitavam nas cidades de Judá.

  18 E enviou o rei Roboão e Adurão, que era superintendente dos tributos, mas os filhos de Israel o apedrejaram, e ele morreu; mas o rei Roboão apressadamente montou no seu coche e fugiu para Jerusalém.

  19 E Israel se separou da casa de David, até ao dia de hoje.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 , que podem ser visualizadas através do Google - Pesquisa de livros . Veja também a versão francesa traduzida da Vulgata por Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir