23 Noticiaram porém a David, dizendo: Eis-aí os Filisteus atacam Ceila, e roubam as eiras.
2 Consultou pois David o Senhor, dizendo: Marcharei eu contra estes Filisteus, e desbaratá-los-ei? E o Senhor respondeu a David: Vai, e desbaratarás os Filisteus, e salvarás a Ceila.
3 E os homens, que estavam com David, lhe disseram: Vês, que estando nós aqui na Judeia temos medo; quanto mais se formos a Ceila contra os esquadrões dos Filisteus?
4 Segunda vez pois David consultou o Senhor, que respondendo lhe disse: Levanta-te e vai a Ceila; porque eu entregarei os Filisteus nas tuas mãos.
5 Abalou pois David com a sua gente para Ceila, e pelejou contra os Filisteus, e fez neles grande mortandade, e levou-lhes os seus gados; e salvou David os habitantes de Ceila.
6 Mas no tempo em que Abiathar, filho de Aquimelech, fugia para David em Ceila, tinha ele ido levando consigo o n efod.
7 Noticiou-se porém a Saul que David tinha ido para Ceila; e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, e está apanhado, pois que entrou numa cidade que tem portas e fechaduras.
8 E mandou Saul a todo o povo que marchasse a Ceila para a peleja; e que sitiasse a David, e aos seus.
9 Tendo David sido avisado que Saul lhe maquinava secretamente a ruína, disse para o pontífice Abiathar: Toma o efod.
10 E David disse: Senhor Deus de Israel, o teu servo soube que Saul se prepara para vir a Ceila, para destruir esta cidade por minha causa.
11 Entregar-me-ão pois os habitantes de Ceila nas suas mãos? e virá Saul, como o teu servo o ouviu? Senhor Deus de Israel, dá a conhecer isto ao teu servo. E respondeu o Senhor: Há-de vir.
12 E disse David: Acaso os habitantes de Ceila me entregarão a mim, e a gente que está comigo, nas mãos de Saul? E o Senhor respondeu: Hão-de entregar.
13 Dispôs-se logo David e a sua gente, que eram perto de seiscentos homens, e tendo partido de Ceila, marchavam incertos ora para cá ora para lá; e avisou-se a Saul que David tinha fugido de Ceila, e se salvara; pela qual razão Saul dissimulou querer sair.
14 David porém assistia no deserto em lugares mui seguros, e ficou no monte do deserto de Zif, monte coberto de arvoredo; Saul todavia o buscava incessantemente; mas Deus não lho entregou nas suas mãos.
15 E viu David que Saul tinha saído em busca da sua vida. Mas David estava no deserto de Zif numa brenha.
16 E levantou-se Jônathas, filho de Saul, e foi ter com David na brenha, e o confortou muito em Deus; e disse-lhe;
17 Não temas; porque não te há de achar a mão de Saul meu pai, e tu reinarás sobre Israel, e eu serei o segundo depois de ti, e até mesmo Saul meu pai sabe isto.
18 Ambos pois fizeram aliança diante do Senhor; e ficou David na brenha; Jônathas porém tornou para sua casa.
19 Entretanto os de Zif vieram ter com Saul a Gábaa, dizendo: Tu não sabes que David está escondido entre nós nos lugares mais recatados do bosque, no outeiro d’Haquila, que é à direita do deserto?
20 Agora pois, visto que o teu coração desejou achá-lo, vem; e por nós fica entregar-mo-lo nas mãos do rei.
21 E disse Saul: Abençoados sejais do Senhor porque vos condoestes dos meus males.
22 Ide pois, vos rogo, e fazei todas as diligências, e buscai com a maior curiosidade, e esquadrinhai o lugar onde ele possa estar, ou quem o poderá ter visto aí; porque ele bem entende lá para si, que eu com manha o ando espreitando.
23 Examinai e averiguai todos os seus esconderijos, onde ele se oculta; e depois de certificados vinde-mo dizer, para eu ir convosco; pois ainda quando ele se tenha escondido nas entranhas da terra, eu o buscarei entre todos os milhares de Judá.
24 Eles porém partindo foram a Zif diante de Saul; mas David e os seus estavam no deserto de Maon, na planície à direita de Jesimon.
25 Foi pois Saul e toda a sua gente em busca dele; o que se noticiou a David, e imediatamente se retirou para o rochedo, e morava no deserto de Maon; o que tendo Saul sabido, entrou pelo deserto de Maon para perseguir a David.
26 E costeava Saul o monte por uma parte; David porém e os seus costeavam o monte pela outra parte. Mas David desesperava de poder escapar das mãos de Saul; porque Saul e os seus tinham cercado a David e a sua gente em forma de coroa, para os prender.
27 eis que chegou um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te, e vem, porque os Filisteus invadiram o país.
28 Tornou-se pois Saul deixando de perseguir a David, e foi-se encontrar com os Filisteus; e por isso se chamou aquele lugar, o Rochedo da Separação.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.