O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

1º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

  8 Aconteceu pois que tendo Samuel envelhecido constituísse por juízes de Israel a seus filhos.

  2 E seu filho primogênito chamava-se Joel; e o segundo Abia, que eram juízes em Bersabée.

  3 Mas seus filhos não seguiram os caminhos de seu pai; senão que se deixaram corromper da avareza, e receberam presentes, e perverteram os juízos.

  4 Tendo-se pois ajuntado todos os anciãos de Israel, vieram ter com Samuel a Ramatha.

  5 E lhe disseram: Bem vês que tu estás velho e que teus filhos não seguem os teus caminhos; constitui-nos pois um rei, como o têm todas as nações, para que ele nos julgue.

  6 Desagradou a Samuel esta proposição, porque lhe diziam: Dá-nos um rei para que nos julgue. E Samuel fez oração ao Senhor.

  7 O Senhor pois disse a Samuel: Ouve a voz desse povo em tudo o que eles te dizem. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para eu não reinar sobre eles.

  8 Assim é que eles sempre têm feito desde o dia que eu os tirei do Egito até hoje; assim como me deixaram a mim, e serviram a deuses estranhos, assim também te fazem a ti.

  9 Ouve pois o que eles te dizem; mas logo de primeiro faze-os compreender bem e declara-lhes o direito do rei que reinar sobre eles.

  10 Referiu pois Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe tinha pedido um rei,

  11 E disse: Ele tomará os vossos filhos, e os porá nas suas carroças para as governarem, e fará deles moços de cavalo e que vão correndo diante dos seus coches,

  12 E os constituirá seus tribunos, e seus centuriões, e lavradores dos seus campos, e segadores das suas messes, e fabricantes das suas armas e carroças.

  13 E fará de vossas filhas suas perfumadeiras, e cozinheiras, e padeiras.

  14 Tomará também o melhor dos vossos campos, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e dá-lo-á aos seus servos.

  15 E também dizimará vossos trigos, e o rendimento das vinhas, para ter que dar aos seus eunucos e oficiais.

  16 E até vos tomará os vossos servos, e escravas, e os mancebos mais bem feitos, e as cavalgaduras, e os empregará no seu trabalho.

  17 Dizimará também os vossos rebanhos, e vós sereis seus servos.

  18 E naquele dia clamareis vós sobre o vosso rei, que vós mesmos elegestes; e o Senhor vos não ouvirá naquele dia, porque vós mesmos pedistes um rei.

  19 Mas o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel, antes disseram: Não; mas queremos ter um rei sobre nós,

  20 E seremos também como todas as nações; e o nosso rei nos julgará, e marchará à nossa frente e pelejará por nós nas nossas guerras.

  21 E Samuel ouviu todas as palavras do povo, e as referiu ao Senhor.

  22 E o Senhor disse a Samuel: Faze o que eles te dizem, e estabelece sobre eles um rei. E Samuel disse ao povo de Israel: Cada um volte para a sua cidade.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir