16 Dirigiu pois o Senhor a sua palavra a Jehu, filho d’Hanani, contra Baása, dizendo:
2 Porquanto eu te levantei do pó, e te constitui chefe sobre o meu povo de Israel, e tu andaste no caminho de Jeroboão, e fizeste pecar o meu povo de Israel, provocando-me a ira com os seus pecados;
3 Eis-aí, eu segarei a posteridade de Baása, e a posteridade de sua casa; e farei da tua casa o que fiz da casa de Jeroboão, filho de Nabat.
4 Aquele da linhagem de Baása que morrer na cidade, comê-lo-ão os cães; e o que morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu.
5 O resto porém das ações de Baása, e todos os seus feitos, e batalhas estão escritos no livro dos anais dos reis de Israel.
6 Adormeceu pois Baása com seus pais, e foi enterrado em Thersa; e reinou por ele seu filho Ela.
7 Mas tendo o profeta Jehu, filho d’Hanani, declarado o que o Senhor pronunciara contra Baása, e contra a sua casa, e contra todos os males, que ele tinha feito aos olhos do Senhor, irritando-o com as obras das suas mãos, para o Senhor tratar a sua casa, como a de Jeroboão; por esta razão o matou ele, isto é, a Jehu profeta, filho d’Hanani.
8 No ano vigésimo sexto de Asa, rei de Judá, reinou Ela, filho de Baása, sobre Israel em Thersa dois anos.
9 E rebelou-se contra ele seu servo Zambri, comandante de metade da sua cavalaria; e achava-se Ela em Thersa bebendo, e embriagado em casa de Arsa governador de Thersa.
10 Caindo pois Zambri sobre ele, o feriu, e matou no ano vigésimo sétimo de Asa rei de Judá, e reinou em seu lugar.
11 E logo que ele reinou, e subiu ao seu trono, extinguiu toda a casa de Baása, e não deixou dela resto algum, assim parentes seus, como amigos.
12 E destruiu Zambri toda a casa de Baása, conforme a palavra que o Senhor tinha feito dizer a Baása pela boca do profeta Jehu,
13 Por causa de todos os pecados de Baása, e dos pecados de seu filho Ela, que tinham pecado, e fizeram pecar a Israel irritando o Senhor Deus de Israel com as suas vaidades.
14 O mais das ações de Ela, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.
15 No ano vinte e sete de Asa, rei de Judá, reinou Zambri em Thersa sete dias; e o exército sitiava a Gebbethon cidade dos Filisteus.
16 E tendo ouvido que Zambri se tinha rebelado, e havia morto o rei, todo o Israel constituiu seu rei a Amri, o qual era general do exército de Israel que estava então em campanha.
17 Retirou-se pois Amri, e todo o Israel com ele de Gebbethon, e vieram sitiar a Thersa.
18 E vendo Zambri que a cidade estava a ponto de ser tomada, entrou no palácio e se queimou a si juntamente com a casa real; e morreu
19 Nos seus pecados, o que tinha cometido, obrando o mal diante do Senhor, e andando pelo caminho de Jeroboão, e no seu pecado, com que ele fez pecar a Israel.
20 O mais das ações de Zambri, e da sua tirania, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.
21 Então se dividiu o povo de Israel em dois partidos; metade do povo seguia a Thebni, filho do Gineth, para o constituir rei; e a outra metade seguia Amri.
22 Mas o povo, que estava com Amri, prevaleceu contra o povo que seguia Thebni, filho de Gineth; e morreu Thebni, e reinou Amri.
23 No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, reinou Amri sobre Israel doze anos; em Thersa reinou seis anos.
24 E comprou o monte de Samaria a Somer por dois talentos de prata; e edificou-o, e chamou a cidade que ele tinha edificado Samaria do nome de Semer, senhor do monte.
25 Amri porém fez o mal diante do Senhor; e cometeu mais crimes do que todos os seus predecessores.
26 E andou em todo o caminho de Jeroboão, filho de Nabat, e nos seus pecados com que ele tinha feito pecar a Israel; para irritar o Senhor Deus de Israel com as suas vaidades.
27 O resto das ações de Amri, e as suas batalhas, que ele deu, acham-se escritas nos livros dos anais dos reis de Israel.
28 E Amri dormiu com seus pais, e foi sepultado em Samaria; e em seu lugar reinou seu filho Acab.
29 Acab pois, filho de Amri, reinou sobre Israel no ano trinta e oito de Asa, rei de Judá. E reinou Acab, filho de Amri, sobre Israel em Samaria vinte e dois anos.
30 E Acab, filho de Amri, fez o mal diante do Senhor mais que todos os que tinha havido antes dele.
31 Nem se contentou com andar nos pecados de Jeroboão filho de Nabat; ainda mais tomou por mulher a Jezabel filha de Ethbaal, rei dos Sidônios. E foi, e serviu a Baal, e o adorou.
32 E pôs um altar a Baal no templo de Baal, que tinha edificado em Samaria,
33 E plantou um bosque; e acumulou Acab seus crimes, irritando o Senhor Deus de Israel mais do que todos os reis de Israel, que o tinham precedido.
34 Durante o seu reinado fundou Hiel de Bethel, a Jericó; lançando os seus alicerces lhe morreu Abirão, seu primogênito, e quando lhe pôs as portas, lhe morreu Segub, seu último filho; conforme o que o Senhor tinha predito por boca de Josué, filho de Nun.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.