O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

1º Livro dos Reis

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

  14 Naquele tempo adoeceu Abia, filho de Jeroboão.

  2 E Jeroboão disse a sua mulher: Levanta-te e muda de trajo, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; E vai a Silo, onde está o profeta Ahias, que me predisse, que eu reinaria sobre este povo.

  3 Leva contigo dez pães, e uma torta, e uma botija de mel, e vai ter com ele; porque ele te mostrará o que tem de acontecer a este menino.

  4 Fez a mulher de Jeroboão como ele lhe tinha dito e levantando-se partiu para Silo, e foi à casa de Ahias; mas ele não podia ver, porque os olhos se lhe tinham escurecido por causa da muita idade.

  5 O Senhor porém disse a Ahias: Eis-aí vem a mulher de Jeroboão consultar-te sobre seu filho que está doente; tu lhe dirás isto e isto. Como a mulher de Jeroboão entrasse, e dissimulasse quem era,

  6 Ouviu Ahias o estrondo dos seus pés ao entrar pela porta, e disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que finges tu seres outra? Mas eu fui enviado para dar-te uma dura nova.

  7 Vai, e dize a Jeroboão: eis aqui o que diz o Senhor Deus de Israel: Eu te elevei do meio do povo, e te constitui chefe do meu povo de Israel;

  8 E dividi o reino da casa de David, e to dei a ti, e tu não foste como meu servo David, que guardou os meus mandamentos, e que me seguiu de todo o seu coração, fazendo o que me era agradável;

  9 Mas obraste maiores males do que todos quantos têm havido antes de ti, e fabricaste para ti deuses estrangeiros, e fundidos, para me provocares a ira, e a mim lançaste-me para trás das costas;

  10 Por isso eu meterei grandes males dentro da casa de Jeroboão, e farei morrer da casa de Jeroboão até o que urina à parede, e o encerrado, e o último em Israel; e varrerei os resíduos da casa de Jeroboão como se costuma varrer o esterco até não ficar rastro.

  11 Os que morrerem da casa de Jeroboão na cidade, serão comidos dos cães; e os que morrerem no campo, serão comidos das aves do céu; porque o Senhor falou.

  12 Vai-te pois, e torna para tua casa, e ao mesmo tempo que puseres os pés na cidade, morrerá o menino,

  13 E todo o Israel o chorará, e o sepultará; porque só este da casa de Jeroboão será metido no sepulcro, porque nele achou o Senhor Deus de Israel uma coisa boa, entre os da casa de Jeroboão.

  14 Mas o Senhor constituirá para si um rei sobre Israel, que arruinará a casa de Jeroboão neste dia, e neste tempo;

  15 E o Senhor Deus ferirá a Israel, bem como uma cana costuma mover-se nas águas; e ele arrancará a Israel desta excelente terra, que deu a seus pais, e os sacudirá para além do rio; porque consagraram à sua impiedade bosques, para irritarem o Senhor.

  16 E o Senhor entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão, que pecou, e fez pecar a Israel.

  17 Levantou-se pois a mulher de Jeroboão, e se foi, e veio para Thersa; e quando ela entrava o limiar da porta, morreu o menino,

  18 E o sepultaram. E todo o Israel o chorou conforme a palavra do Senhor, a qual proferiu pela boca do profeta Ahias seu servo.

  19 O mais porém das ações de Jeroboão, as guerras que teve, e o como reinou, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

  20 O tempo porém que reinou Jeroboão, foram vinte e dois anos; e ele adormeceu com seus pais; e em seu lugar reinou seu filho Nadab.

  21 Mas Roboão, filho de Salomão, reinou em Judá. Ele tinha quarenta e um anos, quando começou a reinar; reinou dezessete anos na cidade de Jerusalém, que o Senhor tinha escolhido d’entre todas as tribos de Israel para estabelecer nela o seu nome. Sua mãe chamava-se Naama, e era Ammonita.

  22 E Judá fez o mal diante do Senhor, e o irritaram mais do que tinham feito seus pais com os crimes que tinha cometido.

  23 Porque eles mesmos levantaram também para si altares, e estátuas, e bosques em cima de todos os outeiros, e debaixo de todas as árvores frondosas;

  24 E até houve também na terra efeminados, e cometeram todas as abominações das gentes, que o Senhor tinha destruído à vista dos filhos de Israel.

  25 No quinto ano porém do reinado de Roboão veio a Jerusalém Sesac rei do Egito,

  26 E levou os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros do rei, e roubou tudo; até os mesmos escudos de ouro, que Salomão fizera;

  27 Em lugar dos quais fez o rei Roboão escudos de bronze, e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, e dos que faziam sentinela diante da porta da casa do rei.

  28 E quando o rei entrava na casa do Senhor, os que tinham o ofício de ir adiante levavam estes escudos; e depois os tornavam a pôr na casa das armas dos da guarda.

  29 O resto porém das ações de Roboão, e tudo o que ele fez, acha-se escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

  30 E por todo o tempo houve guerra entre Roboão e Jeroboão.

  31 E Roboão adormeceu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de David. O nome de sua mãe foi Naama, que era Ammonita. E reinou em seu lugar Abião seu filho.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir