4 Mas o rei Salomão reinava sobre todo o Israel;
2 E estes eram os principais ministros que tinha: Azarias filho do pontífice Sadoc;
3 Elihoref e Ahia, filhos de Sisa, secretários de estado; Josafat, filho d’Ahilud, era cronista-mor.
4 Banaias, filho de Joiada, era general dos exércitos; Sadoc porém, e Abiathar eram pontífices.
5 Azarias filho de Nathan tinha a intendência sobre os que assistiam ao rei. O sacerdote Zabud, filho de Nathan, era privado do rei;
6 E Ahizar era mordomo-mor; e Adonirão filho de Abda superintendente dos tributos.
7 E Salomão tinha estabelecido doze governadores sobre todo o Israel, que tinham a seu cargo prover a mesa do rei, e a de toda a sua casa; porque todos os meses no ano, cada um subministrava o necessário.
8 E estes são os seus nomes: Benhur, no monte d’Efraim.
9 Bandecar, em Macces, e em Salebim, e em Bethsames, e em Elon, e em Bethanan.
10 Benhesed em Aruboth; e ao mesmo pertencia Socco, e toda a terra d’Efer.
11 Benabinadab, que tinha na sua repartição todo o país de Nefath-Dor, era casado com Tafeth, filha de Salomão.
12 Bana, filho d’Ahilud, era governador de Thanac e de Magedo, e de todo o país de Beth-San, que é vizinho de Sarthana debaixo de Jezrahel, desde Beth-San até Abel-Mehula defronte de Jecamaan.
13 Ben-Gaber em Ramoth de Galaad; e este tinha as aldeias de Jair, filho de Manassés em Galaad, este mesmo governava em todo o país de Argob, que é em Basan, sessenta cidades grandes e muradas, que tinham fechadura de bronze.
14 Ainadab, filho d’Addo, era governador em Manaim.
15 Aquimaas em Nefthali; e este também tinha por mulher a Basemath filha de Salomão.
16 Baana filho d’Husi, em Aser, e em Baloth.
17 Josafat filho de Farue, em Issacar.
18 Semei filho d’Ela, em Benjamim.
19 Gaber filho d’Uri, na província de Galaad, no país de Sehon rei dos Amorreus, e d’Og rei de Basan, sobre quanto havia nesta terra.
20 Judá e Israel eram pela multidão inumeráveis, como a areia do mar; comiam, e bebiam, e se alegravam.
21 E tinha Salomão debaixo do seu domínio todos os reinos desde o rio do país dos Filisteus até à fronteira do Egito; e lhe ofereciam presentes, e lhe estiveram sujeitos por todos os dias da sua vida.
22 Os víveres para a mesa de Salomão eram cada dia trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha ordinária,
23 Dez bois gordos, e vinte bois dos que andavam a pastar; e cem carneiros, além da caça de veados, corças e bois monteses, e de aves cevadas.
24 Porque ele era o Senhor de todo o país, que estava da banda de cá do rio, desde Thapsa até Gaza, e de todos os reis destas províncias. E por toda a parte tinha paz com os vizinhos.
25 E habitava Judá, e Israel sem temor algum, cada qual debaixo da sua parreira, e debaixo da sua figueira, desde Dan até Bersabée por todo o tempo que Salomão reinou.
26 E tinha Salomão quarenta mil manjedouras de cavalos para as carroças, e doze mil cavalos de montar.
27 E a todos sustentavam os sobreditos oficiais do rei; e até também nos tempos competentes proviam com sumo cuidado o necessário para a mesa do rei Salomão.
28 Levavam também para o sítio em que estava o rei, cevada e palha para os cavalos e bestas de carga, conforme lhe fora ordenado.
29 Deu mais Deus a Salomão uma sabedoria, e prudência sobremaneira prodigiosa, e grandeza de coração como a areia, que há na praia do mar.
30 E a sabedoria de Salomão excedia a sabedoria de todos os orientais e egípcios,
31 E era mais sábio do que todos os homens; mais sábio do que Ethan Ezrahita, e do que Heman, e do que Calcol, e do que Dorda, filhos de Mahol; era nomeado por todas as nações circunvizinhas.
32 Propôs também Salomão três mil parábolas; e foram os seus cânticos mil e cinco.
33 E tratou de todas as árvores desde o cedro, que há no Líbano, até o hissopo, que sai da parede; e tratou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes.
34 E de todos os povos vinham gentes a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra vinham homens a ouvir a sua sabedoria.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.