22 E disse David: Esta é a casa de Deus, e este é o altar para os holocaustos que Israel há de oferecer.
2 E mandou que se ajuntassem todos os prosélitos da Terra de Israel, e tomou deles os cabouqueiros para cortarem e lavrarem as pedras, para se edificar a casa de Deus.
3 Fez David também um grande provimento de ferragem para os pregos das portas, e para travar as juntas; e inumerável peso de bronze.
4 Não tinham outrossim preço as madeiras de cedro, que os Sidônios e Tírios tinham trazido a David.
5 E disse David: Meu filho Salomão é um moço pequeno e tenro, a casa porém que eu desejo que se edifique ao Senhor, deve ser tal que seja nomeada em todos os países. Preparar-lhe-ei pois para ele o necessário. E por esta razão antes da sua morte dispôs todas as coisas precisas.
6 E chamou a seu filho Salomão, e ordenou-lhe que edificasse a casa ao Senhor Deus de Israel.
7 E disse David a Salomão: Meu filho, a minha intenção foi edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus,
8 Mas o Senhor me falou dizendo: Tu tens derramado muito sangue, e tens dado muitas batalhas; tu não poderás edificar ao meu nome depois de tanto sangue derramado na minha presença;
9 O filho que te nascer será um homem quietíssimo; porque eu o porei em paz em quanto a todos os seus inimigos em roda; e por esta causa será chamado Pacífico; e eu darei paz e descanso a Israel durante todos os seus dias.
10 Ele edificará uma casa ao meu nome, e ele será meu filho, e eu serei seu pai, e eu firmarei o trono do seu reino sobre Israel eternamente.
11 Agora pois o Senhor seja contigo, meu filho, sê ditoso, e edifica uma casa ao Senhor teu Deus, como ele predisse de ti.
12 O Senhor te dê também prudência e siso, para que possas reger a Israel, e guardar a lei do Senhor teu Deus.
13 Porque então tu serás bem sucedido, se guardares os mandamentos, e as leis que o Senhor mandou a Moisés que ensinasse a Israel. Arma-te de fortaleza, e obra varonilmente, não temas nada, nem te desalentes.
14 Já que vês que na minha pobreza preparei para os gastos da casa do Senhor, cem mil talentos de ouro e um milhão de talentos de prata; o bronze, porém, e o ferro não têm peso, porque o número é excedido pela quantidade. Tenho prontas madeiras e pedras para todos os gastos.
15 Tens também infinitos oficiais, canteiros e pedreiros e carpinteiros, e de todas as artes os mais apurados na execução da obra.
16 Em ouro, e em prata, e em cobre, e em ferro, que não tem número. Levanta-te pois, e mete mãos à obra, e o Senhor será contigo.
17 E mandou David a todos os chefes de Israel, que ajudassem a seu filho Salomão.
18 Vós vedes, lhes disse, que o Senhor vosso Deus está convosco, e que vos deu a paz por todas as partes, e que entregou todos os vossos inimigos nas vossas mãos, e que a terra está sujeita diante do Senhor, e diante do seu povo.
19 Disponde logo os vossos corações e as vossas almas, para buscardes o Senhor vosso Deus, e levantai-vos, e edificai o santuário ao Senhor Deus, para que a arca do concerto do Senhor, e os vasos consagrados ao Senhor, sejam trasladados para a casa, que se vai a edificar ao nome do Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.