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Livros de Samuel I e II


TEMAS CORRELATOS: Antigo Testamento. | Samuel.

Livros de Samuel. — Dois livros do V. T. Eles eram originalmente um, como aparece na nota massorética para 1 Samuel 28.24, que declara que este verso é a metade do livro. Eles são tratados como um por Josefo em sua enumeração dos livros do V. T., e nos manuscritos hebreus. A divisão foi introduzida na Bíblia hebreia impressa em 1517, e era derivada da Septuaginta e Vulgata. Como Samuel é a pessoa principal durante a primeira metade do período coberto, como ele era um dos maiores profetas que Israel já teve, o organizador do reino, o agente na seleção de ambos os candidatos ao trono Saul e David, e o coadjutor de Saul enquanto permaneceu como rei fiel em suas obrigações teocráticas, o livro apropriadamente suporta o nome de Samuel. Como ele contém a história dos dois primeiros reis, é dividido na Septuaginta em dois livros, e chamaram Primeiro e Segundo do Reino; os dois livros que continuam a história, e são conhecidos na versão inglesa como Primeiro e Segundo Livro dos Reis, são chamados Terceiro e Quarto do Reino na Septuaginta. Jerônimo substituiu Livro de Reis para Livro do Reino em sua versão latina.


O trabalho é divisível em três seções:

1. Samuel, o profeta e juiz (caps. 1 até 7), inclusive seu nascimento e os primeiros tempos de sua vida, as causas que levaram sua ligação ao ministério profético (3.20), e que o deixou como profeta em posse da autoridade exclusiva e abriu o caminho para sua administração judicial (cap. 4), seu trabalho reformatório, e a atestação de seu direito de juiz, que era disposta pela libertação de Israel da opressão Filisteia por sua mão (1 Sm 7.1-12). Resumo de sua administração (13-17).


2. Saul o rei (caps. 8 a 31, inclusive): (a) A demanda popular por um rei na velhice de Samuel, e sua promessa em consenti-lo (cap. 8), a entrevista entre Samuel e Saul ungido rei em particular (cap. 9.1 até 10.16), a assembleia pública convocada por Samuel em Mispa, e a seleção de Saul por sorte (10.17-26), o descontentamento de uma porção das pessoas (27), fatos que levaram as pessoas a reconhecer seu rei divinamente designado e sua introdução no governo (cap.11), termo e despedida de Samuel (cap. 12). (b) Revolta contra os Filisteus; o fracasso de Saul em observar suas obrigações teocráticas (cap. 13), o feito de Jonathan, levando a derrota dos Filisteus (1 Sm 14.1-46), resumo de guerras de Saul (47,48), sua família (49-51) os pormenores de uma destas guerras, aquela com Amaleque, em que Saul novamente de maneira agravada mostra seu desprezo para com suas obrigações teocráticas (15). Então segue: (c) Um relato sobre os anos posteriores do reinado de Saul, com referência especial para as relações entre o rei e David (cap 16 a 31); Saul por ter sido rejeitado por Deus, Samuel por direção divina unge David (1 Sm 16.1-13), Saul atormentado por uma atuação de Espírito do mal, David como harpista para cortejá-lo (14-23), David mata Golias e se torna um adido permanente do tribunal de Saul (cap. 17.1), ciúme de Saul e suas tentativas em assassinar David (18.6 até cap. 19.17), afastamento de David do tribunal e sua vida errante (19.18 até cap. 27.12), invasão dos Filisteus  e a investigação de Saul à mulher com o Espírito familiar (cap. 28), David, repelido do acampamento Filisteu, persegue um bando de amalequitas (caps. 29 e 30), batalha de Gilboa e morte de Saul (cap. 31).


3. David o rei (2 Sm caps.1-24). Anúncio da morte de Saul a David (cap. 1), disputa pelo trono de David, sustentada pelos homens de Judá, e Is-Bosete como chefe das outras tribos (caps. 2 a 4), David feito rei por todo Israel (5.1-3), seu reinado (5.4 até cap. 24). Veja David.

O autor do livro duplo era um profeta, porque foi colocado entre os profetas no cânon hebreu. Samuel escreveu um livro e ficou de cama depondo-o diante do Senhor (1 Sm 10.25), e parte de seu livro duplo pode ser denominado História de Samuel o Vidente (1 Cr 29.29); mas apenas metade do livro pode ter vindo de sua pena, pois ele morreu antes do fim do reinado de Saul (1 Sm 25.1). Foi escrito depois da morte de David (2 Sm 5.5). Uma insinuação para os reis de Judá provavelmente indica que o livro não estava completo após a divisão dos Israelitas nos reinos de Judá e Israel (1 Sm 27.6), mas a distinção entre Israel e Judá existiu no tempo de David (11.8; 17.52; 18.6; 2 Sm 3.10; 24.1). De Jr 15.1, foi deduzido que Jeremias conhecia 1 Sm cap. 12. Não existe nenhuma referência ao cativeiro, e universalmente acredita-se que o livro foi composto antes da queda de Jerusalém. Existiam vários documentos relativos ao período tratado no livro, como a História de Samuel o Vidente, a História de Nathan o Profeta, e a História de Gad o Vidente (1 Cr 29.29), mas o autor não menciona as fontes de onde ele tirou suas informações, como fazem os autores de Reis e Crônicas, e é incerto que registros ele usou. Wellhausen apresenta uma análise dos livros e suas fontes (Prolegômenos 3).

1. Samuel em sua mocidade. Ele está treinando-se para o sacerdócio, e prediz o colapso do governo que existiu antes do reino ser estabelecido (1 Sm caps. 1-3). Esta história foi inventada depois da carreira de Samuel se fazer notada. O capítulo 2.1-10 é uma adição de origem desconhecida, e os versículos  27-36 são Deuteronômicos mas sua inserção anterior ao exílio.

2. Narração da queda da casa de Heli (caps. 4 a 6) ; mas 18 do cap. 4 é uma adição.

3. Elevação de Saul ao trono. Existem duas narrações deste fato.  (a) de acordo com uma, Saul foi designado rei reservadamente por Samuel, que sendo vidente, usa sua autoridade para despertar Saul na ajuda de Israel (cap. 9.1 até capítulo 10.16); mas o v. 9 do cap. 9 é uma interpolação, e 8 do cap. 10 é uma segunda mão. Samuel ordena que Saul aguarde a justa oportunidade para avançar (10.17), e um mês mais tarde (v. 27) a oportunidade aparece pela investida dos Ammonitas sobre Jabes-Gileade. Saul convoca o povo às armas, leva-os contra o inimigo, é vitorioso e aclamado como libertador, e é levado para Gilgal e feito rei (cap. 11); mas os versículos 12-14 são uma interpolação pelo autor do capítulo 8 e o 10, v. 17 e seg., com a intenção de harmonizar esta narrativa com a sua própria. Os Filisteus em Israel e sua derrota por Saul e Jonathan (caps. 13 e 14, a não ser que os vv. 7-15 do cap. 13 e 10.8, são de uma mão mais velha, mas, mais velha que o cap. 7). (b) de acordo com a outra narrativa, Samuel conclamou o povo ao arrependimento (7.2-4). Então ele chamou-os a Mizpa, próximo de Jerusalém, para rezar pelo alívio da opressão dos Filisteus. Os Filisteus caíram sobre a assembleia, mas foram derrotados e expulsos (5-14). Samuel administrou o governo com sucesso até que ele ficou velho (15-17). Samuel tendo envelhecido e seus filhos provando serem desajustados para decidir, leva os anciões de Israel a pedirem um rei, desejando abandonar o pacto com Deus e tornar-se como as outras nações (cap. 8). Saul consequentemente foi escolhido rei pela sorte em Mizpa (10.17-27), e Samuel entregou seu mandato e despediu-se (cap. 12).


4. O cap.15 é uma produção secundária. É o original de onde foi copiado 7-15, do capítulo 13, e está proximamente relacionado ao cap. 28.3-25.


5. Existem dois documentos completos sobre David, que suplementam um ao outro. O primeiro é contido em 1 Sm cap. 16 até 2 Sm cap. 8. O segundo envolve 2 Sm cap. 9 até 1 Rs cap. 2. Está mutilado no princípio, mas depois segue intacto, a não ser em 2 Sm cap. 21 a 24 que são adições. O primeiro encerra a história de David e sua unção por Samuel até sua fuga de Saul. Está conectado a 1 Sm 14.52 em 16.14.  David, como um homem valente, é recomendado ao rei por sua habilidade em tocar harpa, indo para o tribunal de Saul e sendo feito seu escudeiro (16.14-23); mas no v. 14 surgem marcas de seu redator. Originalmente devia haver ali algo dizendo das guerras com os Filisteus, mas bem diferente da briga entre David e Golias, que agora ali está. No conflito com os Filisteus, David se distingue e é promovido passo a passo, recebe a filha do rei como esposa (18. 6-30); mas as reflexões sobre Saul são devido a um final do revisor. O cap. 18.29 na Septuaginta, continua a referência aos aplausos populares a David, e que desperta o ciúme de Saul, de forma que em um acesso de loucura ele atira uma lança em David (19.9,10). Depois de discutir o assunto com Jonathan, David fugiu. Saul matou os sacerdotes em Nobe, porque seu chefe havia ajudado David (21.2-7; 22. 6-23). O fugitivo juntou um grupo de homens desesperados sobre si e foram para o deserto de Judá (22.1-5). Existem várias adições na continuação desta história de David. A unção de David (16.1-13), que depende da lenda da batalha do menino pastor com Golias (17.1 até cap. 18.5); o propósito de Saul matar David é uma razão para Jonathan persuadir David a esconder-se (19.1-7), o qual é um final adicionado, mostrando que o cap. 17 era conhecido. Depois que Saul atira sua lança em David, ele posteriormente foge pela primeira vez (19.8-10). Mas David está ainda em sua casa, e com a ajuda de sua esposa escapa uma segunda vez, fugindo para Samuel em Ramata (19.11-24); mas os versículos 18-24 estão corruptos e era desconhecido pelo autor de 15.35. O verso 18 parece olhar de volta para o cap. 16.1-13. David está em Gabaá. O rei repara sua falta no banquete; e quando o ódio mortal de Saul fica provado, David finalmente foge para sempre (cap. 20); mas esta narração é impossível em sua colocação presente. David em Nobe obtém a espada de Golias do sumo sacerdote (21.8-10). Por medo de Saul David foge aquele dia para Aquis, rei de Gath (10-16). A descrição da vida de David no deserto, um fugitivo de Saul (cap. 23 a 27), contém três adições para o primeiro documento, isto é,  27.7-12; 26.1-25; e 23.14 até cap. 24.23; as últimas duas são paralelas. O capítulo 26 foi colocado na frente do capítulo 27 por causa de 26.19, e a passagem 23.14 até cap. 24.23 foi colocada na frente de 25 para evitar justaposição com o capítulo 26. O capítulo 28.1,2 é a continuação imediata do capítulo 27, e  propriamente continuou nos caps. 29 a 31. Os versículos 3-25, a entrevista de Saul com a mulher de En-dor, estão proximamente relacionados ao cap. 15, que é o original de que foi copiado o cap. 13.7-15. Nem o cap. 15 nem o 28 pertence à tradição fundamental. Cada um é um prelúdio para o eventos que segue.

Os críticos bíblicos de todas as escolas são concordes em afirmar que o autor dos Livros de Samuel rebuscou o material para sua história de várias fontes, e todos os críticos regozijariam ter estas fontes definitivamente determinadas. Mas não são concordes de que a análise de Wellhausen, que é essencialmente da escola divisora, é bem sucedida nem que seu método é legítimo. A análise é baseada em contradições que são alegadas existir entre certas partes da narrativa. Para esta alegação de contradições e consequente evidências de diversidade na documentação é respondido:


I. O autor não viu nenhuma contradição entre estas partes separadas.


II. O argumento se funda em que contradições existem em uma exposição privada especial da narrativa, e numa manipulação do texto, que combina para produzir inconsistências. Outra interpretação válida é a que, sem esforço, mostra uma narrativa consistente. 1 Sm 7.13,14 parece ser irreconciliável e contraditório para com tudo o que foi transmitido. Subsequentemente nós vemos que a dominação dos Filisteus não foi subvertida: que eles não só continuam a apertar os Israelitas através das fronteiras durante a vida de Samuel, mas tomam posse do território Israelita, e um de seus oficiais mora em Gabaá de Benjamin (Wellhausen). Driver, com mais precaução, diz que “As consequências da vitória em Ebenezer que estão em 7.13 são generalizadas, em condições dificilmente reconciliáveis com a história subsequente; contrasta com o retrato do predomínio dos Filisteus imediatamente depois (10.5; 13.3,19), etc.” A passagem não afirma, como admite Wellhausen, que os Israelitas capturaram Acarom e Gate. A  passagem diz que Israel pode ter feito muito recuperando as possessões de seu antigo território. Os Filisteus nunca mais vieram como ocupantes dentro das fronteiras de Israel, mas Israel deixou suas fronteiras de Acarom até Gate fora das mãos dos Filisteus (7.13,14; cp. fronteiras em Jr 31.17). A mão do Senhor foi contra os Filisteus todo o tempo que Samuel governou (ver. 13); todos os seus dias, equivale dizer, como a expressão frequentemente encontrada na Escritura, durante sua administração. Os Filisteus, porém, repetidamente cruzaram a fronteira de Israel depois. Eles o fizeram muito antes de Samuel morrer. Eles até colocaram oficiais em cidades de Judá para a coleta de tributo, como David fez em Damasco (2 Sm 8.6). Mas eles não estabeleceram-se no país novamente, nem expulsaram seus habitantes hebreus (Jz 1.34-36).

Pela vitória em Ebenezer, Samuel livrou os Israelitas do domínio dos Filisteus e recuperou as fronteiras de Israel, e durante sua administração vigorosa o medo de seu nome intimidou os Filisteus de renovar suas invasões, e sua presença inspirava confiança aos Israelitas; mas quando ele envelheceu, e começou a renunciar às rédeas do governo entregando-as a seus filhos ineficientes, o povo perdeu a confiança diante de seus inimigos inveterados. Samuel estava muito velho para ir à frente de uma batalha, seus filhos eram desprezíveis, os Ammonitas e os Filisteus estavam poderosos como sempre e só aguardavam seu tempo. A senilidade de um regente, ou a ascensão de um rei novo e inexperiente, era normalmente a oportunidade aguardada por um inimigo de espreita. Naás o Ammonita, pode ter já começado a hostilizar os Israelitas através do Jordão (1 Sm 12.12), entretanto esta interpretação não é absolutamente necessária. “Faça-nos um rei,” disseram os anciões de Israel a Samuel, “que ele possa ir adiante de nós e lutar nossas batalhas” (8.5-20). A reivindicação soberana de um príncipe estrangeiro sobre um povo poderia ser ignorada por anos; mas com o tempo, quando ficou forte o suficiente, ele próprio visitou o refratário com seu exército e castigou-o, ou então confiante no medo que sua ousadia começou a inspirar, em notando a debilidade e pusilanimidade de seus antigos tributários, ele envia-lhes seus oficiais para inquirir por que os tributos tinham sido retidos, e recebe-los novamente. Se a demanda era atendida, o governo doméstico do povo não era transtornado. Este recurso posterior foi procurado pelos Filisteus. Quando a inabilidade de Israel oferecer resistência ficou evidente, talvez depois que a rejeição de Samuel pelos representantes do povo foi conhecida, os Filisteus afirmaram sua autoridade (9.16), enviando oficiais (10.5), e em última instância, como uma medida precatória, talvez antes de Saul ser proclamado rei em Gilgal, proibiu-os que tivessem forjas para que os Israelitas não pudessem prover eles mesmos com armas (3.19-22).

Quando os anciões de Israel, desmaiados pela força das nações de que estavam cercados, demandaram um rei a Samuel já envelhecido, ficou levemente magoado com o que esperavam dele; mas ele estava divinamente informado que o povo não o estavam rejeitando, mas sim estavam repudiando a regra de fé no Rei invisível, e ele foi instruído para consentir no pedido popular. Consequentemente ele despediu os anciões com a promessa de que faria como eles desejavam (1 Sm cap. 8).

Logo depois disto Deus revelou ao profeta que um homem de Benjamin devia vir a ele, e que ele deveria ungir este Benjamita fazendo-o rei para livrá-los dos Filisteus (1 Sm cap. 8). Quando Saul chegou, Samuel o entreteve, e à noite os dois sentados no telhado confabularam. O assunto da conversação não é difícil adivinhar. O profeta disse a Saul de sua tarefa em libertar Israel do jugo recentemente imposto pelos Filisteus, ele foi instruído por sua experiência como encontrar o inimigo, e informado em que condições poderia receber a ajuda de Deus na guerra. No dia seguinte, antes de Saul partir, Samuel reservadamente o ungiu, deu a ele vários sinais pelos quais devia saber com segurança que Deus o chamava ao trabalho, e despediu-o com a promessa de ser governado por indicações providenciais, “e”, disse-lhe o profeta, “avance para Gilgal e lá permaneça sete dias até que eu venha e mostre o que tu deves fazer” (10.7,8). O significado desta instrução deve ser tirado da conferência do telhado e do evento (9.16-25; 13.8).

Saul não proclamou-se rei nem tentou livrar a nação da dominação Filisteia até que as circunstâncias  lhe indicassem o tempo; e então ele foi ao encontro em Gilgal  e lá esperou sete dias até o profeta ir oferecer sacrifício e instruí-lo, e pedir o favor do Senhor na empresa (10.8; 13.12). O objetivo desta demora em Gilgal foi declarar publicamente que o rei era meramente um vice-regente do céu, mostrar às pessoas que Saul reconhecia que sua autoridade real não incluía o ministério sacerdotal, que o rei e o profeta deveriam trabalhar juntos. Era claramente a ideia de que os dois homens deviam cooperar um com o outro. Saul observou a princípio este conselho, por um tempo ele exaltou o profeta e se classificou só como um cooperador (11.7), ele sentiu que precisava conhecer o legado do Senhor pelo profeta (28.15); e, quanto a Samuel, quando Saul foi estabelecido no trono, dispôs-se ainda ajudar o povo de Deus (12.23), e até depois do pecado e da rejeição de Deus a Saul, Samuel subiu a Gabaá de Benjamin, onde Saul assentou tribunal, a fim de ajudá-lo na administração do reino e instruí-lo sobre a vontade de Deus (13.15), mas o texto deste versículo é suspeito.

Como orientado por Samuel, Saul retornou a casa de seu pai. Os sinais aconteceram, e especialmente quando mentira sobre as jumentas, encontrou um grupo de profetas, profetizando como eles passaram pela estação do oficial Filisteu, o Espírito do Senhor golpeando-o, fê-lo também profetizar. Seus compatriotas estavam adorando a Deus enquanto seus inimigos triunfavam sobre eles. Ele discerniu a anomalia e profetizou. O homem estava acordando para o aspecto religioso do trabalho a ele designado (1 Sm 10.9-13).

Samuel agora cumpriu sua promessa para os representantes da nação. Ele não usou sua autoridade para colocar Saul no trono; o assunto era muito delicado e muito grandes as consequências. Ele chamou o povo para Mizpa e a escolha foi entregue a Deus. A sorte foi lançada ante o Senhor e Saul foi escolhido, um homem de aparência boa, ajudava trazer à tona sua admiração e ganhar a confiança das pessoas; um homem da tribo de Benjamin, a tribo dos limites entre norte e sul, a fim de evitar a dissensão antiga e crescente na nação. A escolha estava publicamente entregue a Deus a fim de assegurar a submissão da parte piedosa do povo para o rei divinamente designado. O povo gritou “Deus salve o rei,” e o reino foi formalmente estabelecido (1 Sm 10.24,25). As precauções tomadas por Samuel foram completamente justificadas pelo evento. A seleção, embora feita mesmo por Deus, não foi aprovada propriamente por todo o povo; existiam ciúmes, e os insatisfeitos perguntaram desdenhosamente: “Como pode um desta categoria, de umas das mais pequenas famílias, de uma tribo pequena, acaso poder-nos-á este salvar?” ( 27). Mas Saul quietamente retirou-se para a casa de seu pai, acompanhado por certos homens de valor, esperou seu tempo e aguardou os acontecimentos. Ele não fez nenhuma reivindicação ao trono em face da defecção; ele não começou uma guerra civil para assegurar a coroa; mas deixou que o assunto se esgotasse até que Deus mudasse o coração do povo e o colocassem no trono sem derramar o sangue de seus irmãos. Ele dedicou-se a frequentar a propriedade de seu pai.

Um mês decorreu sobre este fatos (1 Sm 10.27). Naás o Amonita levou sua invasão quase até o Jordão e estava agora sitiando Jabes de Gileade. O povo daquela cidade estavam em angústia. Naás impôs condições ignominiosas de rendição, como um insulto para todo Israel. Os homens de Jabes, porém, asseguraram a trégua de uma semana a fim de enviar mensageiros a todos os limites de Israel. Alguns destes mensageiros, ou todos eles, vieram para Gibeá e choraram sua angústia. Saul estava no campo, mas quando retornou e compreendeu a extrema aflição de seus compatriotas, com a rendição oferecida a Israel por seu inimigo pagão, o Espírito de Deus veio poderosamente sobre ele, e enviou-lhe por todas as fronteiras de Israel chamando o povo para segui-lo e a Samuel. Unidos responderam como se fossem um homem. Saul levou-os à vitória: criou o assédio a Jabes, e pôs Naás em retirada (1 Sm 11.1-11). Os Filisteus não tinham nenhuma razão para proibir o alívio de Jabes em Gileade; pelo contrário, estavam convencidos de sua vantagem pois o tributário rural deles deveria ser mantido intacto. A história acerca de países sujeitos que os vencedores deixam em liberdade em suas próprias disputas domésticas para lutar com seus vizinhos era conhecida nos anais da Assíria e do Egito. Enaltecidos com a vitória e orgulhosos de seu líder, o povo perguntou: “Quem são os que disseram: Saul não reinará sobre nós? trazei estes homens que nós poremos eles na panela para a morte.” Saul proibiu a matança, e por sugestão de Samuel o povo foi a Gilgal, que não era longe, renovou a eleição e fizeram rei a Saul; e, tendo este ato sido realizado, Samuel entregou formalmente o governo nas mãos de Saul (1 Sm 11.12 a cap. 12.25).

Saul era agora rei, mas o trabalho que ele fora chamado a fazer estava só começando. Os Amonitas foram banidos para além das fronteiras, mas os Israelitas ainda sofriam a humilhação da sujeição aos Filisteus. Eles administravam realmente seus próprios negócios internos; eles tinham um rei próprio com uma guarda real de três mil homens; mas eles pagavam tributo para os Filisteus, deviam tolerar oficiais Filisteus em suas fronteiras, e eram compelidos a manter suas forjas inativas. Saul estava ofertando seu tempo. De acordo com o atual texto hebreu, questionável, dois anos se passaram quando a oportunidade chegou. Jonathan golpeou um oficial filisteu em Gibeá, e os filisteus ajuntaram seus exércitos para vingar o insulto e suprimir a insurreição. O tempo de ação havia chegado. Saul soprou o trompete para a guerra, e os Israelitas reuniram-se a ele em Gilgal. Era isto que Samuel o havia encarregado que fizesse (1 Sm 13.1-7).

(…)

Mas enquanto 1 Sm 13 é propriamente uma unidade, afirmam ser distinto em autoria do capítulo 15; pois nestes dois capítulos existe uma narração duplicada e contraditória da rejeição de Saul por Deus. Mas esta asserção não resiste a um leve exame. Samuel realmente por duas vezes reprovou Saul em Gilgal, mas ele só uma vez declarou que Deus rejeitou Saul de ser rei. Quando no princípio de seu reinado, quando empreendeu o trabalho especial a que tinha sido chamado, Saul falhou em obedecer as ordens de Samuel de esperar sete dias até o profeta vir para implorar a ajuda de Deus pelo sacrifício, ele foi reprovado mas não rejeitado; se houvesse sido fiel para com os requisitos teocráticos, o reino teria sido estabelecido para sempre; mas agora não devia continuar. “Deus buscou para si um homem segundo o seu coração e o designou para ser príncipe sobre seu povo” (13.13,14). Saul não foi declarado desmerecedor por ser rei sobre o povo de Deus, Samuel não o abandonou, mas vai para a capital, onde ele pode ainda ajudá-lo. O profeta só declara que o reinado de Saul não devia continuar para sempre; devia eventualmente passar o controle da família de Saul para outra. Mas depois da segunda violação flagrante de Saul às suas obrigações teocráticas, quando ele desobedeceu o comando de Deus na guerra com Amaleque, ele foi rejeitado de ser rei (15.23); e Samuel abandonando-o não veio mais vê-lo até o dia de sua morte (34, 35), um homem de uma tribo diferente foi ungido (16. 1,13), o Espírito que qualificou o rei teocrático para seu alto governo, passando de Saul veio poderosamente sobre David (13,14), e não Saul mas David, se tornou o libertador de Israel (17). A história do juizado de Samuel e da elevação de Saul para o trono, os primeiros anos de seu reinado, e sua rejeição por Deus, é deste modo capaz de uma interpretação consistente. O exame da história de David revela igualmente sua consistência, não existe nenhuma base, então, para a suposição que documentos contraditórios foram combinados para formar o Primeiro Livro de Samuel.


III. Adicionalmente aparece que enquanto o conteúdo dos documentos alegados são consistentes, eles também implicam um ao outro. (1) A narrativa original em 1 Sm 9.16 e 10.5, implica que os Filisteus renovaram o exercício de soberania sobre Israel. A explicação é achada no capítulo precedente, que é alegado ser uma narrativa mais velha; pela atitude ameaçadora dos Filisteus e outros inimigos antigos, quando Samuel começou a relaxar as rédeas do governo, foi explicado em cap. 8.1, 5, 20. A narrativa original deste modo exige o cap. 8 como uma parte integral. A única saída está em declarar magistralmente que os Israelitas tinham sidos sujeitos aos Filisteus desde que a arca foi-lhes tomada, que Samuel nunca livrou Israel do jugo Filisteu, que a história da segunda batalha de Ebenezer é uma pura fabricação (7. 2-17). E esta afirmação dogmática Wellhausen não hesita em fazer. Ele diz que “lá não existe uma só palavra de verdade na narrativa inteira.” Driver não faz uma negação explícita  de que o evento aconteceu, mas ele admite que os caps. 9 e 10 não conectam diretamente com 7.1, e diz que “é provável que a sequela original de 4.1 até ao cap. 7.1, aqui foi omitido para dar lugar para 7.2.” Em outras palavras, 7.17 e o cap. 8 dispõem um retrato consistente dos tempos, como já tem sido mostrado; e é a teoria dos críticos divisores que falha em explicar os fenômenos existentes. (2) A narrativa original em 11 implica que a seleção pública de Saul como rei foi feita, e que é relacionada na narrativa mais velha alegada (10.17-27). Se, como afirmado, Saul só tinha sido ungido em 10.1, o que deu a ele tal respeito aos olhos do povo um mês mais tarde que homens de todas as tribos saltaram para seus braços em sua convocação e seguiram-no para o alívio de Jabes em Gilead? O cap. 11 exige que um pouco do evento preceda, assim, o que é registrado na alegada narrativa mais antiga (10.17-27). (3) A narrativa original da carreira de David, dizem, primeiro menciona-o como um homem adulto, acostumado às armas, que é hábil em tocar harpa e foi consequentemente chamado para cortejar Saul, acalmá-lo com música sempre que ele estivesse sofrendo de sua enfermidade (16.14-23), e continua em 18.6-30. Mas é manifesto que estas duas passagens não se conectam; o cap. 18.6 se refere ao retorno de David da matança dos Filisteus. A história do combate entre David e Golias, que é atribuída a um autor diferente e mais velho, intervém como material do elo perdido; mas isto foi eliminado da narrativa original pelos críticos divisores, com a alegação de que em 17.33 David é representado como um moço, e nos versículos 55-58 Saul não conhecia David. Em outra interpretação igualmente válida estas inconsistências alegadas com a narrativa original não existem. Veja David. Para faze-las desaparecer os críticos divisionistas são obrigados a descartar 17.14. Saul não está perguntando quem é David, mas está inquirindo quem é o pai de David. Que algo é preciso entre 16.23 e o cap. 18.6, é admissível. Wellhausen diz que era algo bastante diferente do que agora lá está, porque o cap. 17 diz que David deu cabo de um homem, considerando que 18.7 fala dele como tendo morto seus dez mil. Como se a morte de seu campeão, pondo assim os Filisteus em retirada, não estivesse no idioma da canção e fosse necessário matar dez mil! O autor do Livro de Samuel evidentemente entendeu que isto era o bastante. Deste modo a narrativa original da carreira de David implica a existência da história mais antiga alegada, e novamente a única fuga deste dilema é afirmar que uma parcela da narrativa original foi substituída por algo bastante diferente. O Livro de Samuel não fez a dificuldade. É a teoria que falha em explicar os fenômenos existentes. — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©


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