Bíblia do Caminho  † Temática

Espiritismo Página inicial Próximo Capítulo

Reencarnação

Blue bar


TEMAS CORRELATOS
(Alma e corpo) (Carne) (Causa e efeito) (Dogma) (Erraticidade) (Espírito) (Evolução) (Existência humana) (Expiação) (Metempsicose) (Memória) (Ressurreição) (Penas) (Procriação) (Prova) (Tendências) (Vida espiritual)
(AFORISMOS)

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA


DEFINIÇÕES


ESPÍRITO — No sentido especial da Doutrina Espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na Terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal. — Allan Kardec (Ldm)


ENCARNAÇÃO — Estado dos Espíritos que revestem um invólucro corporal. Diz-se: Espírito encarnado em oposição a Espírito errante [ou desencarnado]. Os Espíritos são errantes no intervalo de suas diferentes encarnações. A encarnação pode ocorrer na Terra ou em outro mundo. — Allan Kardec (Ipr)


ERRATICIDADE — Estado dos Espíritos errantes, ou erráticos, isto é, não encarnados, durante o intervalo de suas existências corpóreas. — Allan Kardec (Ldm)


REENCARNAÇÃO — Volta do Espírito à vida corporal, n [em existências múltiplas]. A reencarnação pode ocorrer imediatamente depois da morte, ou após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual o Espírito permanece errante.  n — Allan Kardec (Ipr)


A ideia da reencarnação não é nova: é tão velha quanto o mundo e encontrada em autores antigos e modernos. Aos que alegam ser ela contrária aos dogmas da Igreja, respondemos que uma de duas: ou existe a reencarnação, ou não existe. Não há alternativa. Se existe, é uma lei da natureza. Ora, se um dogma é contrário a uma lei da natureza, é preciso saber com quem está a razão. Quando a Igreja anatematizou e excomungou como culpados de heresia os que acreditavam no movimento da Terra, não impediu que a Terra girasse e que todo o mundo hoje creia nisto. Dar-se-á o mesmo com a reencarnação. Não é, pois, questão de opinião, mas questão de fato. Se o fato existe, tudo quanto poderá dizer-se ou fazer-se não impedirá a sua existência e, mais cedo ou mais tarde os recalcitrantes aceitá-lo-ão. Deus não indaga de suas conveniências para regular a ordem das coisas e o futuro provará, mais cedo ou mais tarde, quem tem razão. — Allan Kardec (Re)


Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? Limites da encarnação Encarnação dos Espíritos


Cada entidade reencarnante apresenta particularidades essenciais na recorporificação a que se entrega na Esfera física, quanto cada pessoa expõe característicos diferentes quando se rende ao processo liberatório, não obstante o nascimento e a morte parecerem iguais. — André Luiz (Edm1 19.6)


A reencarnação, tanto quanto a desencarnação, é um choque biológico dos mais apreciáveis. Unido à matriz geradora do santuário materno, em busca de nova forma, o perispírito sofre a influência de fortes correntes eletromagnéticas, que lhe impõem a redução automática. Constituído à base de princípios químicos semelhantes, em suas propriedades, ao hidrogênio, a se expressarem através de moléculas significativamente distanciadas umas das outras, quando ligado ao centro genésico feminino experimenta expressiva contração, à maneira do indumento de carne sob carga elétrica de elevado poder. Observa-se, então, a redução volumétrica do veículo sutil pela diminuição dos espaços intermoleculares. Toda matéria que não serve ao trabalho fundamental de refundição da forma é devolvida ao Plano etereal, oferecendo-nos o perispírito esse aspecto de desgaste ou de maior fluidez. — Clarêncio (Etc 29)


REENCARNAÇÃO E CONVERSÃO — O princípio da reencarnação, uma lei da natureza para todo o reino animal, é precedido pelo princípio da conversão no reino vegetal e na química orgânica. Vide citação de Neio Lúcio (Cdb)



[2] Carne. S. f. 1. Tecido muscular, animal ou humano. 2. A parte vermelha dos músculos. 3. A carne dos mamíferos e, às vezes, das aves, encarada como alimento. 4. O corpo, a matéria, em oposição ao Espírito, à alma; a natureza animal ou física do homem, em oposição à natureza moral ou espiritual. (Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa)


[3] Quanto aos que pretendem dar outra acepção ao vocábulo Reencarnação, vide nota no Cânon Espírita.


AFORISMOS E CITAÇÕES

.