Bíblia do Caminho Seção Temática

Espiritismo Página inicial Próximo Capítulo

Plano Espiritual


TEMAS CORRELATOS
(Ambiente) (Criação) (Erraticidade) (Ideia) (Morte) (Natureza) (Umbral) (Universo) (Vida espiritual)
(AFORISMOS)

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA



PLANO — O verbete Plano, com maiúscula, designa as várias Dimensões, Esferas ou Círculos de vida existentes no Universo visível ou invisível; quando escrito com minúscula, plano, mantém suas acepções correntes; em nos referindo ao plano familiar por exemplo, poderíamos dizer também esfera da família, círculo familiar. André Luiz no livro Missionários da Luz, nos oferece a seguinte frase como exemplo: “Os rolos brancos que conduzem são pequenos mapas de formas orgânicas, elaborados por orientadores de nosso Plano, especializados em conhecimentos biológicos da existência terrena. Conforme o grau de adiantamento do futuro reencarnante e de acordo com o serviço que lhe é designado no corpo carnal, é necessário estabelecer planos adequados aos fins essenciais.”


DIMENSÃO — Por outras dimensões desejamos dizer outros mundos, compreendendo-se que a matéria pode variar ao infinito, em graus de densidade, em relação aos temas fundamentais do progresso e do burilamento do Espírito, de Plano a Plano da evolução ou de mundo para mundo. — Emmanuel (Ada)


ESFERA — Palavra pela qual certos Espíritos designam os diferentes graus da escala espírita. Eles dizem que se chegou à quinta ou à sexta esfera, como outros dizem no quinto ou no sexto céu. Pela maneira por que se exprimem, poder-se-ia imaginar que a Terra é um ponto central, cercado de esferas concêntricas nas quais se realizam sucessivamente os diferentes graus de perfeição. Há mesmo os que falam da esfera do fogo, da esfera das estrelas, etc. Como as mais simples noções astronômicas são suficientes para mostrar o absurdo de semelhante teoria, ela não pode provir senão de uma falsa interpretação dos termos, ou de Espíritos ainda muito atrasados, imbuídos dos sistemas de Ptolomeu e de Tycho-Brahe. Se um homem que julgais sábio sustenta uma coisa evidentemente absurda, duvidais do seu saber; o mesmo deve ocorrer em relação aos Espíritos. É pela experiência que aprendemos a conhecê-los. Estas expressões são, pois, viciosas, mesmo tomadas em sentido figurado, porque podem induzir em erro quanto ao verdadeiro sentido pelo qual se deve entender a progressão dos Espíritos. — Allan Kardec (Ipr)


AFORISMOS E CITAÇÕES

.

Abrir