Bíblia do Caminho Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Penas


TEMAS CORRELATOS
 (Causa e efeito) (Clandestinidade) (Condenação) (Correção) (Culpa) (Demônio) (Direito) (Expiação) (Homicídio) (Inferno) (Julgamento) (Justiça) (Lei) (Morte) (Pecado) (Pecado original) (Perdão) (Prestação de contas) (Purgatório) (Redenção) (Religião) (Retribuição) (Salvação) (Sofrimento) (Tribulação)
(AFORISMOS)

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA



Pena de Talião — O que ferir e matar homem, de morte morra. — O que ferir animal, restituirá outro em seu lugar, isto é, alma por alma. — O que ferir a qualquer dos seus compatriotas, assim como fez, assim se lhe fará a ele; quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente. Qual for o mal, que tiver feito, tal será constrangido a sofrer. —  O que ferir jumento, restituirá outro. O que ferir homem, será castigado. —  Seja entre vós igual a justiça, ou delinquisse o forasteiro, ou o compatriota, porque eu sou o Senhor vosso Deus. (Lv 24.17-22)


(…) Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, pisadura por pisadura. (Êxodo 21.23-25)


Penas eternas — Os Espíritos superiores nos ensinam que só o bem é eterno, porque é a essência de Deus e que o mal terá um fim. Por consequência deste princípio, combatem a doutrina da eternidade das penas como contrária à ideia que Deus nos dá de sua justiça e de sua bondade. Mas a luz não se faz para os Espíritos senão proporcionalmente à sua elevação: nas classes inferiores suas ideias são ainda obscurecidas pela matéria; o futuro para eles está coberto por um véu. Não veem senão o presente. Estão na posição de um homem que sobe uma montanha: no fundo do vale a neblina e as voltas do caminho limitam-lhe a vista; é-lhe preciso chegar ao cimo para descortinar todo o horizonte, avaliar o caminho que fez e o que lhe resta fazer. Os Espíritos imperfeitos, não divisando o termo de seus sofrimentos, julgam sofrer sempre, e este pensamento mesmo é um castigo para eles. Se, pois, certos Espíritos nos falam de penas eternas, é porque eles próprios creem nelas em consequência de sua inferioridade. — Allan Kardec (Ipr)


AFORISMOS E CITAÇÕES

.

Abrir