Bible of the WayBíblia do Caminho  † Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Messias

Blue bar

 

TEMAS CORRELATOS
(Cognomes de Jesus) (Cristianismo) (Cristo) (Espírito de Verdade) (Filho de Deus) (Filho do Homem) (Profecia sobre Emanuel) (Jesus Cristo) (Natureza do Cristo) (Missão) (Nazareno) (Profeta)
 
  1. A escolha de Israel (Para o advento do Messias) — A incompreensão do JudaísmoNo porvir — Emmanuel
  2. Os messias do Espiritismo Comentários sobre os messias do Espiritismo (Re)
  3. Ontem, hoje e amanhã — O advento do Messias nos tempos preditos para a regeneração da humanidade. Pelo Espírito da Fé (Re)
  4. Profecia de Isaías sobre o advento do Messias (Is)

 


 

Messias (João 1. 41; 4. 25), da forma grega [ungiu um].

Uma palavra hebreia, a que a palavra grega Christos corresponde. Era aplicável a qualquer pessoa ungida com o óleo sagrado; como o sumo sacerdote hebraico (1 Sam 12. 3, 5) ou o rei (2 Sam 1. 14, 16). O título é dado aos patriarcas Abraão e Isaac e a Ciro, rei Persa, como escolhidos para administrar o reino de Deus (Sl 105. 15; Is. 45. 1). Quando Deus prometeu a David que o trono e o cetro deviam permanecer na sua família para sempre (2 Sam 7. 13), o título adquiriu uma referência especial e denotou o representante da linha real de David (Sl. 2. 2; 18. 50; 84. 9; 89. 38, 51; 132. 10, 17; Lm 4. 20; Hc 3. 13). E quando a profecia começou a anunciar um rei que devia aparecer nesta linhagem e ser o grande libertador das suas gentes (Jer 23. 5, 6), cuja geração é desde o princípio, desde a eternidade (Mq 5. 2-5), e que devia sustentar o trono e o reino de David para sempre (Is 9. 6, 7), o título de Messias, por excelência, ficou naturalmente ligado a ele (Dn 9. 25, 26; Targum Onkelos, Nm 24. 17-19), e em última instância se tornou uma designação habitual dele, sendo tão comum quanto o título de filho de David (Jo 1. 41; 4. 25; e na forma Cristo, Mt 1. 1 e citação). O termo profecia Messiânica denota toda profecia que trata da pessoa, trabalho, ou reino do Cristo; ou  então, se faz menção expressa ao Cristo ou fala da salvação futura, glória, e consumação do reino de Deus ainda que sem menção ao mediador. Os tempos Messiânicos não se referem exclusivamente ao período quando o Cristo viveu na Terra. Ele compreende geralmente a dispensação que o Cristo inaugurou e conduz como rei e mediador, visto em sua totalidade ou em seus aspectos parciais. — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©