Bíblia do Caminho  † Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

INFORMAÇÕES SOBRE A BÍBLIA DO CAMINHO

Blue bar


TESTAMENTO DIVINO


As Escrituras Sagradas, o Testamento Divino, presente nessa compilação, denominada “versão atualizada”, foi traduzida para o português da Vulgata Clementina pelo Padre Antônio Pereira de Figueiredo, extraída de uma reimpressão da Bíblia Ilustrada bilíngue (latim/português) de 1891; vide o  original da edição de 1828 da Universidade de Ghent. Para manter-se sempre atualizada ortográfica e linguisticamente, a tradução original estará sujeita a atualizações sempre que necessárias; todos os capítulos dos livros dessa versão atualizada poderão ser comparados com os capítulos correspondentes da versão original através dos links existentes no rodapé das páginas. Logo abaixo do título de cada capítulo há um sumário do mesmo feito pelo tradutor; somente nos quatro Evangelhos houve redistribuição metódica de matérias através dos subtítulos de cada capítulo. Os livros deuterocanônicos Tobias, Judith, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e Macabeus 1 e 2,  nessa versão em três volumes da Bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo editada em 1891, no Porto, Portugal, foram publicados em volume separado e não fazem parte dessa bíblia;  existe, todavia, uma sinopse dos mesmos, pelo reverendo Prof. J. D. Davis no artigo Apócrifos. O Antigo Testamento da presente edição inclui todos os livros que estão no texto hebraico. No artigo Versões da Bíblia, há mais informações sobre a versão de Figueiredo em português.  Veja algumas informações sobre a versão católica da qual se serviu o Codificador em suas citações bíblicas (v. Ev, Ev e Re), traduzida da Vulgata para o francês par Monsieur Le Maistre de Sacy.


Consulte as citações kardequianas no menu do título de Homenagem espírita e leia também as lições de Emmanuel: O Velho e o Novo Testamentos, Interpretação dos textos sagrados, Evangelho e Espiritismo,  a questão 17 do livro “No mundo de Chico Xavier”; e, quanto à melhor tradução do Evangelho, leia Orientações; vide também nota abaixo quanto às expressões  “Testamentos” utilizadas nessa compilação.


TESTAMENTO KARDEQUIANO


As obras completas de Allan Kardec estão presentes nessa bíblia tanto em seu original no idioma francês, como sua versão em português, tornando-se possível verificar quaisquer dúvidas relativamente à tradução dos textos originais. Informações sobre os editores e tradutores poderão ser encontradas no link com o símbolo de © (Copyright). As versões francesa e portuguesa das obras de Allan Kardec poderão ser acessadas diretamente dos respectivos índices do Testamento Kardequiano ou através dos capítulos e artigos individuais em quaisquer dos dois idiomas.


TESTAMENTO XAVIERIANO


Todos os direitos autorais das obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier e dos médiuns que com ele fizeram parceria nos livros dessa bíblia, foram por eles cedidos mediante escritura pública sem quaisquer ônus às Editoras que as publicam e detêm seus respectivos direitos autorais. — (Vide algumas escrituras de Cessão de Direitos Autorais de Francisco Cândido Xavier)


Há uma relação das obras do Testamento Xavieriano por ordem cronológica onde aparece os respectivos autores e a data da 1ª edição dos livros, e outra onde os livros estão relacionados pelo nome do autor. As informações sobre as editoras poderão ser encontradas no link com o símbolo de © (Copyright).


Os livros de Francisco C. Xavier intitulados: A vida fala (I, II e III); Agenda de luz; Amor e verdade; Anotações da mediunidade; Antologia da amizade; Antologia da caridade; Antologia da criança; Antologia da esperança; Antologia da juventude; Antologia da paz; Antologia do caminho; Calendário espírita; Caminho iluminado; Canteiro de ideias; Centelhas; Dicionário da alma; Escada de luz; Gotas de paz; Iluminuras; Meditações diárias (I e II); No roteiro de Jesus; Notas do Mais-além; O ligeirinho; Palavras de Emmanuel; Perdão e vida; Pérolas de luz; Pérolas de sabedoria; Pérolas do Além; Semente; Sínteses doutrinárias; Recados da Vida Maior; e outros mais que poderão vir à luz com a chancela do nome de Francisco C. Xavier e sejam obras constituídas de capítulos ou excertos dos livros originais que compõem essa bíblia não fazem parte dessa compilação.


O Livro “Cidade no Além” não faz parte dessa compilação, seu intróito sim: Anotações de André Luiz em torno de Nosso Lar.


EXCEÇÃO I: Os livros À luz da oração, Antologia mediúnica do Natal, Educandário de Luz; Mãe e a coletânea em 7 volumes denominada “O Evangelho, por Emmanuel” trazem o índice completo, mas remetem a maior parte de suas respectivas lições aos livros originais.


EXCEÇÃO II: Os livros Antologia dos Imortais, O Espírito de Cornélio Pires e Trovadores do Além, de autoria de F. C. Xavier em parceria com Waldo Vieira, organizados por Elias Barbosa, por sua importância no estudo de estilos, em destacado número de autores espirituais que se utilizaram de ambos os médiuns para escrever suas poesias, merecem tratamento à parte e, embora não o sendo, foram tratados como obras originais.


OPÚSCULOS: Essa compilação é constituída de livros, livretos e opúsculos, todos devidamente relacionados nos índices principais; livros e livretos possuem abreviaturas próprias para serem referenciados (v. Abreviaturas), os opúsculos foram relacionados por ordem cronológica e devem ser referenciados como “opúsculos”, ex: Ao fazermos referência à frase inicial do opúsculo Compaixão, escrito por Emmanuel: “Compadece-te da terra. Ela produz o pão que te sustenta. Não lhe poluas a grandeza, nem a deixes maltratada.” diremos que ela está no opúsculo 7, indicador 1, ou simplesmente (Opc 7.1) Consulte a página das Abreviaturas e veja como fazer e ler citações na Bíblia do Caminho.


Obs. — As lições do Testamento Xavieriano que tiveram mais de uma publicação estão relacionadas na página de Direitos Autorais.


Na seção denominada AFORISMOS, a exemplo da elaborada por Allan Kardec (v. “Aforismos Espíritas”), estão sendo colocados excertos proverbiais extraídos textualmente das obras dessa compilação; estão ordenados temporalmente, ou seja, os textos mais antigos antecedem os mais recentes, o autor é indicado no final de cada frase com a abreviatura do nome do livro a que pertence.


BUSCAS SELETIVAS



A Bíblia do Caminho foi indexada pelo Google, Bing e Yahoo, agora é possível efetuar buscas utilizando esses poderosos servidores; saiba como proceder lendo as instruções contidas no tópico “Sistemas de pesquisa” nos sites da Bíblia do Caminho.



Obs. Num AVISO publicado na Revista Espírita de dezembro de 1868, Allan Kardec expõe seu desejo de fazer um índice geral alfabético de todos os assuntos tratados em suas obras, de maneira a facilitar as buscas; daí nosso escorço em facilitar ao máximo o acesso às informações contidas nessa bíblia.


Testamentos:  As expressões “Testamento Divino”, “Testamento Redentor” e “Testamento Kardequiano”; foram citadas nas seguintes lições: (Dco 253; Ips 3; Oe 49; Oe 60; Ove 11; Pj 17; Rlv 18Tl 35; Vl 168).


Konrad Jacques  

(RG. M-775.659 SSPMG.)


.