Bible of the WayBíblia do Caminho  † Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Erraticidade

Blue bar

 

TEMAS CORRELATOS
 (Céu, inferno e purgatório) (Espírito) (Existência humana) (Morte) (Plano Espiritual) (Reencarnação) (Umbral) (Vida espiritual)
 
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA

 

Erraticidade — Estado dos Espíritos errantes, isto é, não encarnados, durante os intervalos de suas diversas existências corpóreas. A erraticidade não é um sinal absoluto de inferioridade para os Espíritos. Há Espíritos errantes de todas as classes, salvo os da primeira ordem ou puros Espíritos, que não tendo mais que sofrer encarnação, não podem ser considerados como errantes. Os Espíritos errantes são felizes ou infelizes segundo o grau de sua purificação. É nesse estado que o Espírito, tendo despido o véu material do corpo, reconhece suas existências anteriores e os erros que o afastam da perfeição e da felicidade infinita. É então, igualmente, que ele escolhe novas provas, a fim de avançar mais depressa. — Allan Kardec (Ipr)

 

Allan Kardec, o inesquecível codificador, refere-se várias vezes, em sua obra, à erraticidade, onde estaciona considerável número de criaturas humanas desencarnadas. Acresce notar, todavia, que transferir-se alguém da Esfera carnal para a erraticidade não significa, ausentar-se da iniciativa ou da responsabilidade, nem vaguear em turbilhão aéreo, sem diretivas essenciais. No mesmo critério, observaríamos os que renascem no Plano denso como pessoas transferidas da vida espiritual à materialidade, não simbolizando semelhante figura qualquer imersão inconsciente e estúpida nas correntes carnais. Como acontece aos que chegam à Crosta da Terra, os que saem dela encontram igualmente sociedades e instituições, templos e lares, onde o progresso continua para o Alto. — Emmanuel (Ove)

 


Erraticidade, s. f. O mesmo que erratibilidade.

Erratibilidade, s. f. Caráter do que é errático. || (Espiritismo) Estado dos Espíritos durante os intervalos das suas encarnações.

Errático, adj. Errante, vagabundo. || (Medicina) Irregular, que não é fixo, que passa de uma parte para outra. (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caudas Aulete. 2ª edição brasileira em 5 vol. Editora Delta)

 

.