Bible of the WayBíblia do Caminho  † Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Erraticidade

 

TEMAS CORRELATOS
 (Céu, inferno e purgatório) (Espírito) (Existência humana) (Morte) (Plano Espiritual) (Reencarnação) (Umbral) (Vida espiritual)
 
  1. Antes da luta (de uma nova experiência reencarnatória) — Emmanuel
  2. Antes do berço (na Espiritualidade, examinando as suas próprias necessidades de aperfeiçoamento terá você pedido…) — André Luiz
  3. Antes do berço (quase sempre, conhece a alma humana, plenamente desperta, grande parte dos débitos que lhe induzem o coração a remergulhar nas forças do Plano Físico) — Emmanuel
  4. As almas sofredoras — Maria João de Deus

    (1) Paragens da erraticidade

    (2) O Círculo dos padecimentos

    (3) O pensamento é tudo

    (4) A expiação do egoísmo, da avareza e da luxúria

    (5) Dívidas de penoso resgate

    (6) Gritos, blasfêmias, lágrimas

    (7) A regeneração e o triunfo são possíveis pelo amor

    (8) O deserto da expiação redentora

    (9) A semente da paz e da esperança

  5. Diferentes estados da alma na erraticidade (Ev)
  6. Espíritos errantes (Lde)
  7. Espíritos errantes (Estudos Espíritas)
  8. Evolução e destino (Qual a relação percentual de tempo existente entre os estágios que o Espírito de elevação mediana vive como encarnado e como desencarnado?) — André Luiz
  9. O primeiro dia da erraticidade — Maria João de Deus

    (1) À igreja para orar

    (2) Amargura e alegria, saudade e júbilo

    (3) A irmandade universal da Divina Causa

    (4) Um pálido raio de luz na noite do raciocínio

    (5) Na pátria comum de todas as almas

    (6) Os venturosos

    (7) Na falange dos Espíritos benignos

  10. Recordação da existência corpórea (Lde)
  11. Reencontrando uma afeição do passado — Maria João de Deus

    (1) A existência errática

    (2) E a vida prossegue sempre

    (3) Meus pulmões respiravam e meu coração pulsava

    (4) O guia invisível

    (5) Os pais da Terra não são os criadores e sim os zeladores

    (6) Perturbadoras perguntas

    (7) Minha mãe, a grande consolação

  12. Umbral (O Umbral é a Erraticidade, mencionada por Allan Kardec) — Chico Xavier
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
  1. Espíritos originários da Terra têm emigrado, nos últimos séculos, para outros orbes? (Cds)
  2. Os Espíritos, em seu desenvolvimento evolutivo, ligam-se, necessariamente, a determinados orbes? Na imensidão dos espaços que separam dois ou mais corpos celestes vivem, também, inteligências individuais? (Cds)
  3. Outras lições relacionadas ao tema poderão ser encontradas em Vida espiritual.
  4. Vide item 7 do artigo Onde é o Céu? (Sobre o intervalo das existências corpóreas, e o estado espiritual, para os Espíritos)

 

Erraticidade — Estado dos Espíritos errantes, isto é, não encarnados, durante os intervalos de suas diversas existências corpóreas. A erraticidade não é um sinal absoluto de inferioridade para os Espíritos. Há Espíritos errantes de todas as classes, salvo os da primeira ordem ou puros Espíritos, que não tendo mais que sofrer encarnação, não podem ser considerados como errantes. Os Espíritos errantes são felizes ou infelizes segundo o grau de sua purificação. É nesse estado que o Espírito, tendo despido o véu material do corpo, reconhece suas existências anteriores e os erros que o afastam da perfeição e da felicidade infinita. É então, igualmente, que ele escolhe novas provas, a fim de avançar mais depressa. — Allan Kardec (Ipr)

 

Allan Kardec, o inesquecível codificador, refere-se várias vezes, em sua obra, à erraticidade, onde estaciona considerável número de criaturas humanas desencarnadas. Acresce notar, todavia, que transferir-se alguém da Esfera carnal para a erraticidade não significa, ausentar-se da iniciativa ou da responsabilidade, nem vaguear em turbilhão aéreo, sem diretivas essenciais. No mesmo critério, observaríamos os que renascem no Plano denso como pessoas transferidas da vida espiritual à materialidade, não simbolizando semelhante figura qualquer imersão inconsciente e estúpida nas correntes carnais. Como acontece aos que chegam à Crosta da Terra, os que saem dela encontram igualmente sociedades e instituições, templos e lares, onde o progresso continua para o Alto. — Emmanuel (Ove)

 


Erraticidade, s. f. O mesmo que erratibilidade.

Erratibilidade, s. f. Caráter do que é errático. || (Espiritismo) Estado dos Espíritos durante os intervalos das suas encarnações.

Errático, adj. Errante, vagabundo. || (Medicina) Irregular, que não é fixo, que passa de uma parte para outra. (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caudas Aulete. 2ª edição brasileira em 5 vol. Editora Delta)