Bíblia do CaminhoTemática

Religião Página inicial Próximo Capítulo

Catolicismo

Blue bar


TEMAS CORRELATOS
(Anjo) (Batismo) (Bíblia) (Claustro) (Credo) (Cristianismo) (Exorcismo) (Maria Santíssima) (Reforma Protestante) (Religião) (Santificação)

OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA



O Catolicismo (de “católico”, por sua vez do grego antigo καθολικός, “universal”) é um nome religioso aplicado a dois ramos do cristianismo. Em uso casual, as pessoas falam de “católicos” ou de “catolicismo”, geralmente pretendendo indicar os aderentes à Igreja Católica Romana. No entanto, no seu sentido geral (sem o C maiusculo), o nome é usado por muitos cristãos que acreditam que são os descendentes espirituais dos Apóstolos em vez de parte de uma sucessão apostólica física; celebram seus cultos de forma litúrgica; creem em sacramentos como meios de graça; possui uma organização episcopal da Igreja, sendo exemplo disso os católicos romanos.

No seu sentido mais estreito, o termo é usado para referir a Igreja Católica Apostólica Romana, sob o Papado, e que afirma ter mais de um bilhão de aderentes, o que a transforma na maior denominação cristã do mundo. As suas características distintivas são a aceitação da autoridade do Papa, o Bispo de Roma, e a comunhão com ele, e aceitarem na sua autoridade em matéria de “fé” e “moral” e a sua afirmação de “total, supremo e universal poder sobre toda a Igreja”. Esta denominação é frequentemente chamada Igreja Católica Romana, muito embora o seu nome formal seja apenas “Igreja Católica”. W


.

Abrir