Bible of the WayBíblia do Caminho  † Temática

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Alma

 

TEMAS CORRELATOS
(Alma e corpo) (Alma gêmea) (Centros Vitais) (Cordão fluídico) (Emancipação da alma) (Espírito) (Perispírito)
(AFORISMOS)
 
  1. Acidentados da alma (Aos nossos núcleos de ação espiritual acorrem, dia a dia, verdadeiras multidões de acidentados da alma no trânsito da vida) — Emmanuel
  2. A alma após a morte; sua individualidade (Lde)
  3. A alma. O homem e os animais (Oes)
  4. A Alma (Demonstração de sua realidade, pelo Sr. Ramon de la Sagra) (Re)
  5. A alma (sua existência e suas manifestações, por Dyonis) (Re)
  6. Alma (Soneto) — Augusto dos Anjos
  7. Alma das almas [Idem] (Soneto) — Cruz e Souza
  8. Alma e desencarnação — André Luiz
  9. Alma e Fluidos — André Luiz
  10. Alma e reencarnação — André Luiz
  11. Alma livre (Soneto) — Cruz e Souza
  12. Alma querida (Soneto) — Auta de Souza
  13. Almas (Versos) — Auta de Souza
  14. Almas de virgens [Idem] (Soneto) — Auta de Souza
  15. Almas sem fé (Versos) — Cornélio Pires
  16. Almas sofredoras [Idem] (Soneto) — Antero de Quental
  17. Assembleia das almas livres das futilidades terrenas — Maria João de Deus
  18. A pluralidade das existências da alma (Re)
  19. As mulheres têm alma? (Re)
  20. Conferências sobre a alma (Pelo Sr. Alexandre Chaseray) (Re)
  21. Correspondência inédita de Lavater com a Imperatriz Maria da Rússia I (Extenso estudo sobre a alma humana) (Re)
  22. Correspondência inédita de Lavater com a Imperatriz Maria da Rússia II (sobre o futuro da alma) (Re)
  23. Da alma (Lde)
  24. Da alma (Qe)
  25. Diferentes estados da alma na erraticidade (Ev)
  26. Doenças da alma (É possível acredites estejas sempre no trato de pessoas normais) — Emmanuel
  27. Emancipação da alma (Lde)
  28. Existência da Alma (e sua evolução) — André Luiz
  29. Na pátria comum de todas as almas — Maria João de Deus
  30. No reino da alma (A questão do concurso alheio e do esforço próprio em nosso aperfeiçoamento. Estudo da epístola de Paulo 2 Timóteo 1.6: “Por este motivo te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti, pela imposição de minhas mãos”) — Emmanuel
  31. Observações de um alma — Maria João de Deus
  32. Orientadores do mundo (reclamando provas da existência da alma. Interpretação da passagem de João 3.10: “Respondeu-lhe Jesus: És mestre em Israel e não sabes isto?”) — Emmanuel
  33. Os sublimes atributos das almas — Maria João de Deus
  34. Plantas e almas (As almas, no fundo, são semelhantes às plantas no campo imenso da vida. Repara, desse modo, o que produzes) — Emmanuel
  35. Profilaxia da alma (para que não venhamos a tombar nas trevas da ira ou do ódio, do orgulho ou da crueldade) — Emmanuel
  36. Prontuário da alma (capaz de imunizar-te contra desespero e amargura, angústia e insatisfação: serviço e esquecimento) — Emmanuel
  37. Se a existência atual fosse única e devesse decidir sozinha sobre o futuro da alma para a eternidade (Qual seria o destino das crianças que morrem em tenra idade? Pelo mesmo motivo, qual seria a sorte dos cretinos, idiotas?) (Oes)
  38. Soneto (Soneto) — Cruz e Souza
  39. Transmigração progressiva (Evolução espiritual) (Lde)
  40. União da alma e do corpo. Aborto (Lde)
  41. União I (Gradação do amor na Natureza. Almas gêmeas. Comprovação da teoria das almas gêmeas no texto sagrado. Atração das almas gêmeas. As almas gêmeas e o amor universal. Lição de Jesus-Cristo. Uniões matrimoniais no mundo. A saudade e os Espíritos evolvidos. Auxílio da alma encarnada. Eunucos pelo Reino dos Céus) — Emmanuel
OUTRAS REFERÊNCIAS AO TEMA
  1. Qual a situação moral da alma no túmulo e no berço? (Lda) — Em síntese, onde permanece, espiritualmente, a criatura reencarnada? (Lda)
  2. Mônada celeste, mônada fundamental ou simplesmente mônada, para a Doutrina Espírita designa o princípio inteligente em suas primeiras manifestações. Semente da vida criada por Deus, “a mônada vertida do Plano Espiritual sobre o Plano Físico, atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando, assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão” ( Edm); daí por diante passa a ser designada por alma ou Espírito. No Testamento Kardequiano, esse verbete aparece em: Ci; Re; Re; Re; e no Testamento Xavieriano em:  Edm; Edm; Edm; Edm; Jpv; Li; Pat.
  3. Profissão de fé espírita raciocinada: A ALMA

    Há no homem um princípio inteligente a que se chama ALMA ou ESPÍRITO, independente da matéria, e que lhe dá o senso moral e a faculdade de pensar (4)

    As doutrinas materialistas são incompatíveis com a moral e subversivas da ordem social (5)

    O Espiritismo prova a existência da alma (6)

    A alma do homem sobrevive ao corpo e conserva a sua individualidade após a morte deste (7)

    A alma do homem é ditosa ou desgraçada depois da morte, conforme haja feito o bem ou o mal durante a vida (8)

    Deus, alma, sobrevivência e individualidade da alma após a morte do corpo, penas e recompensas futuras constituem os princípios fundamentais de todas as religiões (9)

  4. Vide no item 4 do artigo sobre os possessos de Morzine:

    O Espiritismo materializa a alma?

    Alma e perispírito.

    Envoltórios da alma, segundo o Espiritismo.

  5. Vide o item 13 do artigo Algumas refutações: Da materialidade do perispírito, segundo a Doutrina Espírita e materialidade da alma segundo a Igreja; e referências ao concílio de Viena de abril de 1312 sobre a alma.
  6. Vide no artigo Resumo da lei dos fenômenos espíritasEnvoltórios da alma.
  7. Vide no item 1 do artigo Teoria dos sonhos: Onde está a alma? Como ter a prova de sua existência?
  8. Vide no item 3 do artigo A jovem cataléptica da Suábia: Do não reconhecimento da existência da alma pela ciência oficial. As manifestações ostensivas da alma, durante a vida e após a morte, a causa da repulsa do materialismo pelo Espiritismo.
  9. Vide item 4 do artigo Introdução ao estudo dos fluidos espirituais: Do mundo espiritual ou dos Espíritos e sua interação com o mundo físico — DA ALMA.
  10. Vide nos itens 3 e 8 do artigo Lumen:

    Da vista da alma.

    Considerações de Allan Kardec respeito à visão da alma que não deve ser confundida com visão espacial.

  11. Vide no item 3 do artigo Educação de além-túmulo exemplos que vêm confirmar estes três grandes princípios revelados pelo Espiritismo, a saber:

    (1.°) Que a alma conserva no mundo dos Espíritos, por um tempo mais ou menos longo, as ideias e preconceitos que tinha na vida terrestre;

    (2.°) Que se modifica, progride e adquire novos conhecimentos no mundo dos Espíritos;

    (3.°) Que os encarnados podem contribuir ao progresso dos Espíritos desencarnados. — Estes princípios, resultado de inumeráveis observações, têm uma importância capital, por isso que derrubam todas as ideias implantadas pelas crenças religiosas sobre o estado estacionário definitivo dos Espíritos após a morte.

  12. Vide as várias conotações dadas à palavra alma na W
  13. Vide no item 18 do cap. 13 do livro “Missionários da Luz”: “o corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue” vide também nos livros Deuteronômio 12.23 e Levítico 17.11,14 o que foi dito em relação ao sangue e a alma nos corpos carnais (atenção para a bíblia utilizada, pois em algumas versões a palavra alma foi traduzida por vida. Consulte as imagens de Levítico 17.11,14 e Deuteronômio 12.23 (Links externos), numa edição de 1848 da Bíblia Sagrada do Padre João Ferreira de Almeida e constate esse fato, comparando os respectivos versículos com as versões modernas desse tradutor).
  14. Vocabulário Espírita — Alma

 


 

A alma é assim um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo. Seria, pois, mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e o termo Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico. Como, porém, não se pode conceber o princípio inteligente totalmente isolado da matéria nem o perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e Espírito são, quanto ao uso, indiferentemente empregadas uma pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, do mesmo modo por que se diz que uma cidade é povoada de tantas almas, uma vila composta de tantas famílias; todavia, é indispensável fazer-se a diferença. — Allan Kardec (Qe)

 
AFORISMOS E CITAÇÕES
  1. Porque a alma de toda a carne está no sangue; por isso disse aos filhos de Israel: Não comereis sangue de qualquer carne que seja, porque a vida do animal está no sangue, e todo o que comer dele, perecerá. (Lv)
  2. Guarda-te somente de lhes comer sangue, porque o sangue lhes serve de alma; e por isso não deves comer a alma com a carne; mas escorrê-lo-ás sobre a terra como água, para serdes felizes tu e teus filhos depois de ti, tendo feito o que é agradável aos olhos do Senhor. (Dt)
  3. E clamou ao Senhor, e disse: Senhor meu Deus, que até a uma viúva, que me sustenta como pode, afligiste matando-lhe seu filho? E estendeu-se depois, e se mediu três vezes sobre o menino, e gritou ao Senhor, e disse: Senhor meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino torne às suas entranhas. E o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele e ele recobrou a vida.  (1 Rs)
  4. A religião só vagamente nos diz o que se tornam as almas; o Espiritismo o define. (Pensamento de um cientista referendado por Allan Kardec) (Re)
  5. É a alma das coisas e dos seres o elemento que influi no problema das formas, segundo a posição evolutiva de cada unidade individual. — Emmanuel (Em)Tx6
  6. O corpo não está separado da alma; é a sua representação. As suas células são organizadas segundo as disposições perispiríticas dos indivíduos, e o organismo doente retrata um espírito enfermo. — Emmanuel (Em)Tx6
  7. A imagem da alma como sendo a mente em função de progresso da vida a manifestar-se em nós, por nós e conosco, está bem enquadrada às necessidades do momento. — Neio Lúcio (Cdb)Tx83