Bíblia do Caminho  † Temática

Antigo Testamento Página inicial Próximo livro

Ageu

 

Blue bar

 

Ageu  [festivo, talvez como nascido num dia festivo].

Um profeta, contemporâneo de Zacarias (Ag 1.1; Zc 1.1). Profetizou depois do retorno de Babilônia. O trabalho de reconstrução do templo tinha cessado havia 15 anos, e Ageu foi em grande parte o responsável por despertar o povo a prosseguir com o edifício (Ed 5.1; 6.14). O livro de Ageu é o décimo dos profetas menores. Consiste em quatro profecias entregues dentro do espaço de quatro meses no segundo ano de Dario Histaspes. 520 A. C..

1. No primeiro dia do 6° mês o profeta censura aqueles que deixaram o templo em ruínas, e construíram casas para si, e assinala como as bênçãos de Deus estavam ausentes em seus trabalhos rotineiros. Por causa desta exortação, o trabalho no templo foi retomado no vigésimo quarto dia do mesmo mês (i.).

2. No 7° mês, 21° dia, encoraja aqueles que lamentam sobre o caráter humilde do novo edifício em comparação ao esplendor do antigo edifício. Ele prediz que a glória posterior da casa será maior que a antiga glória, pois Deus sacudirá as nações, e as coisas desejáveis de todas nações, sua prata e ouro, devem vir e encher a casa com glória, e Deus dará paz àquele lugar (2.1-9; Hb 12.26-28).

3. No 9° mês, 24° dia, é adicionado um seguimento à primeira profecia. Como o toque do sujo polui o limpo, então sua antiga negligência a Deus poluiu seu trabalho atual e Deus não dará sua bênção. Mas seu zelo reavivado para com Deus será acompanhado por estações frutíferas do Senhor (2.10-19).

4. No mesmo dia ele adiciona um seguimento à segunda profecia. Quando o Senhor sacudir as nações, ele estabelecerá Zorobabel, que representa a linha real de David (2.20.23). — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©

 

.

D
W