Bíblia do Caminho  † Estudos Espíritas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

EADE — Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita — Religião à luz do Espiritismo

 

Apresentação

 

Disponibilizamos aos confrades do Movimento Espírita brasileiro o tomo três, o último do Programa Religião à Luz do Espiritismo, do curso Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita, EADE.

Como se sabe, o EADE está formatado em dois programas: Religião à Luz do Espiritismo e Ciência Espírita — que trata de estudos filosóficos e científicos da Doutrina Espírita.

O Programa Religião à Luz do Espiritismo tem como finalidade oferecer visão mais aprofundada da parte moral dos postulados espíritas aos interessados. Propicia, igualmente, reflexão mais detida a respeito da urgente necessidade de melhoria moral que para os espíritas, em especial, deva ser entendida como compromisso reencarnatório.

Acrescentamos que os três tomos que compõem esse programa apresentam conteúdos que permitem ao estudioso uma visão sistêmica relacionada:

 a) à formação religiosa da Humanidade (Tomo I - Cristianismo e Espiritismo), destacando-se a excelência dos ensinos cristãos, consubstanciados no Evangelho de Jesus;

b) aos principais Ensinos e Parábolas de Jesus (Tomo II, partes um e dois), cuja interpretação utiliza a chave oferecida pela Doutrina Espírita, assim sintetizada nestas palavras de Emmanuel: “Jesus, a porta; Kardec, a chave”; n

c) a temas que demonstram por que o Espiritismo é O Consolador Prometido por Jesus (Tomo III).

Perante tais esclarecimentos, destacamos que a grande expectativa do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita é atender, de alguma forma, a este propósito:

“O Excelso Benfeitor, acima de tudo, espera de nossa vida o coração, o caráter, a conduta, a atitude, o exemplo e o serviço pessoal incessante, únicos recursos com que poderemos garantir eficiência de nossa cooperação, em companhia dele, na edificação do Reino de Deus.”  n

 

Brasília, 08 de junho de 2010.

 


[1] XAVIER, Francisco Cândido. Opinião espírita. Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz. 4 ed. Uberaba (MG): CEC., 1973. Cap. 2 (O mestre e o apóstolo — mensagem de Emmanuel), p.25.

 

[2] Idem. Ave Cristo! Pelo Espírito Emmanuel. 22 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. Introdução, p. 9.

 

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

D
W