Bíblia do CaminhoEstudos Espíritas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

EADE — Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita — Filosofia e Ciência Espíritas


Apresentação


“Entendestes o que lês?” “Como poderia, disse ele, se alguém não me explicar?” Atos dos Apóstolos, 8:31 — Bíblia de Jerusalém.


Este programa — Filosofia e Ciência Espíritas — faz o fechamento dos conteúdos doutrinários do Estudo Aprofundado da Doutrina EspíritaEADE.

Organizado em 33 Roteiros, Filosofia e Ciência Espíritas prioriza os aspectos filosóficos e científicos do Espiritismo, tendo como base os referenciais do conhecimento universal que integra os saberes da humanidade terrestre, deles retirando subsídios que demonstram a relevância e atualização do pensamento espírita.

Na construção de cada Roteiro de Estudo foi aplicada a metodologia de análise comparativa de textos, demonstrando que cada aprendizado tem um valor específico, necessário à melhoria do Espírito. Contudo, em razão do conteúdo científico ou tecnológico presentes em alguns roteiros de estudo, sugere-se que os assuntos sejam desdobrados e analisados em quantas reuniões se fizerem necessárias, a fim de facilitar o aprendizado.

Importa destacar que Filosofia e Ciência Espíritas é um programa de estudo espírita, destinado ao público espírita, que prioriza a interpretação espírita, que jamais perde de vista a noção da urgente necessidade de aperfeiçoamento moral do ser humano. Neste contexto, considerando o significado e a importância do aspecto científico, filosófico e religioso do Espiritismo, adotamos como norma orientadora do trabalho este ensinamento de Emmanuel:


Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, como um triângulo de forças espirituais. A ciência e a Filosofia vinculam â Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspecto científico e filosófico, a Doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual. (1)


Isso nos faz perceber, como indica a citação do Novo Testamento inserida no início, que “[…] o movimento de educação renovadora para o bem é um dos mais impressionantes no seio da Humanidade”, (2) sendo “[…] necessário, porém, que a alma aceite a sua condição de necessidade e não despreze o ato de aprender com humildade […]” (3)


FEB, Brasília, agosto de 2011.



Referências:

1. XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 28 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008, item: Definição.

2. Idem. Caminho, verdade e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 28 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. Capítulo 175, p. 365.

3. Idem ibidem, p. 366.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir