Bíblia do Caminho  † Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Monod

 

Blue bar

 

Adolphe-Louis-Frédéric-Théodore Monod (21 de Janeiro de 1802 - 6 abril 1856) foi um clérigo protestante francês. Ele nasceu em Copenhague, onde seu pai era pastor da igreja francesa. Educado em Paris e em Genebra, começou sua vida profissional em 1825 como fundador e pastor de uma igreja protestante em Nápoles, movendo-se para o Lyon em 1827. Aqui a sua pregação evangélica, e especialmente um sermão sobre os deveres dos comunicantes (communier Qui doit?), levou à sua deposição pelo ministro da educação católica e da religião. Em vez de deixar Lyon começou a pregar em uma sala e, em seguida, em uma capela.

Em 02 de setembro de 1829 ele se casou com Hannah Honyman em Lyon. Eles tiveram sete filhos.

Em 1836 assumiu um cargo de professor na faculdade teológica de Montauban; em 1847 transferiu-se para Paris como pregador da Oratoire. Ele morreu em 1856.

Monod foi sem dúvida o mais importante pregador protestante da França do século 19. Publicou três volumes de sermões em 1830, outro, La Crédulité de l’incrédule em 1844, e mais dois em 1855. Dois outros volumes apareceram após sua morte. Um de seus livros mais influentes foi póstumo, Les Adieux d’Adolphe Monod à ses Amis et à l’Église.  — Continue esta resenha biográfica na W

 

 

.