Bíblia do Caminho Súmulas Biográficas

Hoffmann


Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann, (Königsberg, 24 de Janeiro de 1776 — Berlim, 25 de Junho de 1822) foi um escritor, compositor, caricaturista e pintor alemão. É um dos maiores nomes da literatura fantástica mundial.

Criado por um tio e destinado à magistratura, demonstrou desde cedo seus dons para as artes. Depois de ter estudado em Königsberg, em 1798 foi para Berlim trabalhar na corte de apelações. Nomeado assessor em Posen em 1800, prosseguiu sua carreira em Plock, Varsóvia. Devido às vitórias napoleónicas que levaram ao desaparecimento da administração prussiana na Polônia, Hoffmann retornou para Berlim em 1807. No ano seguinte, liberado de suas funções de magistrado, instalou-se em Bamberg. Desde então, dedicou-se interamente à literatura e às artes. Pintura, crítica, dramaturgia além de trabalhos como direção teatral, diretor de orquestra, decoração e cenarista estavam entre suas atividades artísticas.

Em 1813 foi para Dresden e depois para Leipzig, fixando-se então em Berlim, onde entrou em contato com o grupo romântico. A necessidade de dinheiro fez com que Hoffmann retornasse a exercer a magistratura. Em 1816 foi nomeado conselheiro da corte de apelações de Berlim, mas continuou dedicando todo seu tempo livre às atividades artísticas, literatura sobretudo. — Continue esta resenha biográfica na Wikipédia.  † 


.

Abrir