Bíblia do Caminho Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Herodes



Herodes, o GrandeHerodes Antipas, o TetrarcaHerodes Agripa IHerodes Agripa II

Nome de vários governadores da Palestina e regiões vizinhas, ou partes delas. Há três Herodes mencionados em o Novo Testamento e mais um com o nome de Agripa.


HERODES, O GRANDE


Herodes, o Grande (ou em hebraico Hordos הוֹרְדוֹס ), nascido em cerca de 73 a.C. e morto em 4 a.C., foi rei da Judeia entre 37 a.C. e 4 a.C., imposto pelo Império Romano. É conhecido principalmente pela oposição dos judeus ortodoxos de seu tempo e por ter buscado matar Jesus, de acordo com o Evangelho de São Mateus, um relato não sustentado pelos outros evangelhos. A maior parte do que conhecemos de sua vida nos é narrada pelo historiador judeu Flávio Josefo. Um dos problemas para Herodes era a falta de legitimidade do seu governo. O fato de ele não ser descendente do Rei David, ao contrário de Jesus (segundo os evangelhos), tornavam difícil a tarefa de legitimar o seu “reinado”. O seu receio levou-o mesmo a destruir os arquivos genealógicos de algumas das famílias nobres judaicas, potencialmente rivais. Numa tentativa de legitimar ainda mais o seu poder, Herodes casou com Mariana, a filha do alto sacerdote do Templo, uma descendente da dinastia hasmónea. Segundo Flávio Josefo, o receio de Herodes era tal que ele teve mesmo a ideia de mandar construir a fortaleza de Massada como local de refúgio para o caso de as massas se revoltarem e o trocarem por um descendente do Rei David. (Fonte: W)


HERODES TETRARCA


Herodes Antipas era filho de Herodes o Grande e irmão de Arquelau pelo pai e pela mãe. Foi educado em Roma. Aí foi certamente induzido a respeitar os valores pagãos do Império e a aprofundar o desprezo pelos valores do povo judeu.

À morte do pai, recebeu o governo da rica Galileia e da Pereia, margem oriental do Jordão onde ficavam cidades pagãs da Decápole. Em honra do imperador reinante, deu o nome de Tiberíades à cidade que fundou, ao tempo da infância de Jesus, nas margens do Mar da Galileia.

É ele, e não seu pai, o Herodes mais frequentemente nomeado no Evangelho.

Uma vez Jesus referiu-se a ele chamando-lhe raposa. Ainda assim, Herodes Antipas, como nos diz S. Lucas, pretendia conhecer o profeta galileu. Quando o conheceu, desprezou-o, contribuindo para a sua condenação.

A Herodes Antipas coube também a responsabilidade de ter mandado executar S. João Baptista, a pedido de Herodíade, sua esposa.

O seu sobrinho Herodes Agripa I tramou em Roma contra ele, enviando uma carta ao imperador Calígula, onde acusava Herodes Antipas de participar de um plano para matar o imperador Tibério. Por conta disso, Herodes Antipas acabou expulso para a Gália (França). (Fonte: W)


HERODES AGRIPA I


Herodes Agripa I (10 a.C - m. 44 d.C ), rei dos judeus (41-44 d.C) neto de Herodes, o Grande pai de Berenice. Ordenou a morte do apóstolo São Tiago e a prisão de São Pedro. (Fonte: W)


HERODES AGRIPA II


Herodes Agripa II (27 - c. 100), rei judeu (50-93). Presenciou, ao lado dos romanos, a tomada de Jerusalém por Tito no ano 70. (Fonte: W)


.

Abrir