Bible of the WayBíblia do Caminho  † Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Dionísio

 

 

Dionísio Exíguo (Cítia Menor, c. 470 — c. 544), também conhecido por Dionísio o Exíguo ou por Dionysius Exiguus (ou seja Dionísio o Menor, significando o Humilde), foi um monge do século VI, nascido na Cítia Menor, no que é atualmente a região de Dobruja, Romênia, membro da chamada comunidade dos monges da Cítia em Roma, versado em matemática e em astronomia, que se celebrizou pela criação de um conjunto de tabelas para calcular a data da Páscoa, levando à introdução do conceito de anno Domini, o ano do Senhor, a contagem dos anos a partir do nascimento do Cristo, ainda em uso e hodiernamente em geral referida como era comum. Vivendo em Roma desde cerca do ano 500, era um dos sábios da Cúria Vaticana, na qual traduziu da língua grega para a latina 401 cânones eclesiásticos, incluindo os cânones apostólicos e os decretos do Concílio de Niceia, do Primeiro Concílio de Constantinopla, dos Concílio de Calcedônia e do Concílio de Sardes.

 

Também deve-se-lhe uma tradução para o latim duma coleção de decretos papais (decretos apostólicos) referentes aos pontificados desde o papa Sirício até ao papa Anastácio II. Aquelas traduções foram muito influentes na estruturação doutrinária das igrejas ocidentais, mantendo-se na atualidade em uso alguns dos respectivos cânones.

 

Dionísio o Exíguo também escreveu um tratado de Matemática elementar. O venerável Beda intitula-o de abade, mas o seu amigo Cassiodoro, na sua obra Institutiones, refere-o como um simples monge. (Fonte: W)