Bible of the WayBíblia do Caminho  † Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Charlet

 

 

Nicolas-Toussaint Charlet, nasceu em Paris em 20 de dezembro de 1792 e faleceu em 30 de dezembro de 1845, foi pintor e gravador francês.

Filho de um dragão do exército de Sambre-e-Meuse, Charlet perdeu-o muito cedo, aluno de escola pública, recebeu uma educação muito negligenciada. Começou a vida num emprego medíocre na prefeitura de um distrito, onde era encarregado do registro de jovens recrutas. Com opiniões bonapartistas tomou parte ativa para defender a barreira de Clichy, o que fê-lo perder seu lugar na Restauração de 1816.

Em seguida Charlet, em 1817, entrou para o atelier, onde encontrou-se com Gilles Closson começando nova vida, pois dedicou-se inteiramente à arte, pela qual sentiu-se poderosamente atraído. Tudo começou com uma litografia “A Guarda morre, e não se rende”, que imediatamente fez-lhe um nome. Os desenhos e aquarelas de Charlet conseguiram fama tão rapidamente e, inspiradas pelo mesmo sentimento, obteve a mesma popularidade que as odes de Béranger. — Continue esta resenha biográfica na W