Bible of the WayBíblia do Caminho  † Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Channing

 

Blue bar

 

William Ellery Channing (Newport, 7 de abril de 1780 - Bennington, 2 de outubro de 1842) foi um líder unitarista estadunidense.

Conhecido como o “apóstolo do unitarismo”, corrente protestante que negava o dogma da trindade cristã, reconhecendo Deus como Uno, foi o principal porta-voz dos pastores unitaristas frente aos puritanos da Nova Inglaterra. O seu sermão “Cristianismo Unitarista” (1819) é considerado o documento fundacional do Unitarismo estadunidense.

Organizou, em seu país, uma tentativa para a eliminação da escravidão, da embriaguez, da indigência e da guerra.

Estudou Teologia em Newport e em Harvard, tornou-se em pouco tempo um pregador de sucesso em várias igrejas na cidade de Boston, onde foi Ministro da Federal Street Church por 39 anos. Preferindo evitar pontos complexos da Doutrina, pregava a moralidade, a caridade e a responsabilidade cristãs. Na qualidade de pregador atingia grandes audiências e como escritor elaborou várias defesas das suas posições, descrevendo a própria luta como “um sistema racional e amável contra o não entendimento dos homens da caridade ou piedade.

A sua obra escrita (ensaios e revisões), cuja maioria foi destruída pelo fogo, foi classificada por um seu contemporâneo como um "Tratado da Doutrina Cristã", enquanto que o biógrafo de Napoleão I, Sir Walter Scott, cognominou-o de “grande agitador social”.

Channing chegou a ser simpatizante da crença do Movimento de Reforma Social e Educacional, mas não acreditava que a sociedade pudesse ser melhorada por ações coletivas. — Continue esta resenha biográfica na W