Bible of the WayBíblia do Caminho  † Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Buffon

 

 

Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon (Montbard, 7 de Setembro de 1707 - Paris, 16 de Abril de 1788) foi um naturalista, matemático e escritor francês. As suas teorias influenciaram duas gerações de naturalistas, entre os quais se contam Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin. A localidade de Buffon, na Côte-d’Or, foi o senhorio da família Leclerc.

Ele nasceu em Montbard, Côte-d’Or. Seu pai, Benjamin Leclerc, era o Senhor de Dijon e Montbard. Ele frequentou o Colégio dos Jesuítas a partir da idade de dez e, em seguida, a Universidade de Angers. Ele começou a estudar Direito, mas logo começou a concentrar seus interesses em matemática e ciências. Ele foi forçado a sair mais tarde da universidade após se envolver em um duelo, e se lançar em uma grande viagem pela Suíça, Itália e Inglaterra em companhia do jovem Lorde Kingston. Em 1732, herdou uma considerável quantia em dinheiro, que possibilitou dedicar-se aos seus estudos científicos. Retornando quando o novo casamento de seu pai ameaçou sua herança.

Antigos relatos sobre a história em geral, biologia e geologia que não era baseada na Bíblia. Produziu uma grande obra com 44 volumes à HISTÓRIA NATURAL (sua meta eram 50 volumes), nela se retrata um estudo comparativo das ciências, analisando os reinos animal, vegetal e humano, sob descrição cientificas e considerações filosóficas, e o fez tão popular quanto Voltarie e Rousseau. Em 1776 O conde de Buffon disse que os animais precedem de outros animais.

Foi precursor de Lamarck e Darwin, com suas concepções filosóficas e o estudo das espécies, que foram ótimos subsídios para o progresso da biologia. É considerado um dos maiores biólogos do seu tempo, Buffon, segundo Darwin, foi um dos primeiros a estudar cientificamente a origem das espécies. — Continue esta resenha biográfica na W