Bible of the WayBíblia do Caminho  † Súmulas Biográficas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Baluze

 

Blue bar

 

Étienne Baluze nasceu em Tulle em 24 de novembro de 1630 e morreu em Paris em 20 de julho de 1718, foi editor, historiador, bibliotecário e jurista francês.

Depois de estudar no colégio dos jesuítas em sua cidade natal (o anterior ao atual Edmond-Lycée Perrier), mudou-se para Toulouse, onde foi admitido no Colégio de St. Martial, fundado em 1359 pelo Papa Limousin Inocêncio VI. Como estudante de direito inseriu-se rapidamente nos círculos acadêmicos da cidade.

Em 1652 publicou seu primeiro livro, Antifrizonius, onde critica meticulosamente a obra de Pierre Frizon, Gallia purpurata (1638), a história dos cardeais franceses. Em 1656 tornou-se secretário do arcebispo de Toulouse, Pierre de Marca, e se mudou para Paris.

Em 1665 sustentou na Sorbonne nove teses de Direito Canônico para a obtenção do bacharelado; ele agora é um doutor em direito canônico. Em 1667 tornou-se bibliotecário de Colbert, onde havia, no ano anterior, obtido uma gratificação real de 1200 libras. Em 1689 tornou-se professor de Direito Canônico no Collège des lecteurs royaux (Collège de France). — Continue esta resenha biográfica na W