Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Tocando o barco — Emmanuel


19


Corrigir

1 Acreditamos sinceramente no poder da corrigenda, todavia, supomos que o reajuste somente se consolida quando estruturado no verdadeiro amor fraterno, que procura o bem acima de todas as circunstâncias da vida.

2 Se a desculpa amiga consegue levar a efeito a regeneração do homem ou do ambiente, devemos usá-la quantas vezes se fizer necessária; mas, e se depois de inúmeros gestos de tolerância, o mal perdura, ameaçando a estabilidade da harmonia comum? 3 E se o erro sistemático, transformado em maldade cresce incessantemente, escarnecendo das nossas melhores demonstrações de confiança e carinho?

4 Supomos que em casos semelhantes a revisão da higiene dentro de casa é sempre a medida conveniente.

5 Ninguém recorreria à indiscriminada difusão de focos infecciosos, com graves prejuízos para os vizinhos, a pretexto de exaltar a limpeza.

6 O fogo do altar doméstico ou o cesto de esquecimento são a instrumentalidade de circunscrição da imundície.

7 Finda a simples operação de asseio isolado, a atmosfera se refaz induzindo-nos à tranquilidade e à alegria.

8 Admitimos, assim, que, no domicílio de nosso ideal ou de nossa fé, a recuperação do equilíbrio não deve eleger outras normas.

9 Que tenhamos bastante coragem e suficiente valor para regenerar as situações, mas que exemplifiquemos também a caridade heroica de não propagar o mal, abstendo-nos de conferir-lhe injustificável destaque em nossas atitudes e manifestações.

10 O pântano socorrido pode converter-se em celeiro de pão, no entanto, canalizado na direção da comunidade, é veículo de agentes enfermiços.

11 Corrijamos, corrigindo-nos. Eduquemos, educando-nos.

12 E a luta ensinar-nos-á a compreender os divinos ensinamentos do Mestre Crucificado que, no silêncio do amor e da justiça, nos conduz à própria regeneração através da paciência e do serviço, da fraternidade e do perdão.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir