Bíblia do CaminhoTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


155


É muito grande a movimentação do Plano Espiritual

04|10|1944


1 Meus caros filhos, que Deus abençoe a vocês, concedendo-lhes muita saúde e paz espiritual.

2 Tenho, meu filho, acompanhado suas leituras de Silver Birch.  n São ensinamentos muito construtivos e interessantes. Não está ali, naquelas lições concisas e claras, naquelas respostas que vão ao âmago dos problemas, um “pele-vermelha” tão somente. Nobre filósofo esconde-se naquela roupa espiritual tão humilde! Preferiu os trajes primitivistas no vasto “guarda-roupa de suas numerosas experiências” e com eles fala melhor aos corações!

3 O exemplo do nosso irmão Humberto, no Brasil, é bem típico. Revela a necessidade de nos adaptarmos a certas situações para não ferirmos aqueles a quem amamos e que não nos podem compreender ainda. Ninguém deixa de entender por ato voluntário, com raras exceções. Na maioria das vezes, são os véus que ensombram o caminho e as sombras que cercam o coração.

4 O caso desse mensageiro, cujos ensinamentos você tem lido, com cuidado, tem seus fundamentos no mesmo princípio a que me refiro — a família dividida e a compreensão menos generalizada. O amor nos conduzirá sempre a gestos como esses dos emissários nobres que se ocultam, cautelosos, a fim de poderem dar a verdade e o consolo aos seus semelhantes, servindo a Deus e atendendo ao próprio coração.

5 A perfeita sintonia entre as lições de lá e as observações daqui são, evidentemente, dignas de nota! Conforme você pode observar, é muito grande a movimentação do Plano espiritual no sentido de articular os princípios da verdade renovadora com vistas à nova era! As páginas de André Luiz, explicando alguma coisa sobre a mediunidade, causa-nos satisfação justa. Vocês poderão ter elementos comparativos mais exatos e estabelecer normas para as observações próprias. É pena que o serviço dele tenha de ser mais lento que o de outras vezes, entretanto, todos nós formulamos votos para que continue, dando à apreciação geral um trabalho de pensamento e ponderação. É serviço dos mais valiosos, em virtude das lutas gigantescas no setor de manifestações mediúnicas e de serviço do Espiritismo em geral. Mostrar o valor da preparação é trabalho mais sólido que construir sem bases sólidas e daí o nosso desejo de que André Luiz dilate as suas definições.

6 Em nos referindo a ele, recordamos, igualmente, que é outro amigo vigilante e ponderado, ocultando-se quanto ao verdadeiro nome para dar com mais confiança. As lutas de nosso meio são grandes e, na verdade, quanto mais se nos acentuam as experiências, mais cautelosos nos tornamos na conjugação dos verbos revelar, dar e prometer, importantíssimos para a tranquilidade dos desencarnados. Não somente importantíssimos, verdadeiramente substanciais!

7 Amanhã, Wanda, estarei com você nas lembranças do colégio. Faz bem conservando esses laços sagrados. Os elos do amor e da gratidão são dos mais dignos que a Terra nos pode oferecer! O seu colégio é o seu segundo lar. Pelo menos, é assim que pensa o velho avô, que, durante muitos anos, tem repartido o coração entre a família e a escola. Você deve medicar-se bem com a homeopatia para restringir o resfriado. O Gelseminum e o Eupatorium, alternados com a Ipecacuanha, farão muito bem a você, sendo razoável que faça uso deles por 3 a 4 dias. Faço semelhante lembrança, porque você pretende viajar e a providência fará bem ao seu organismo.

8 Quanto ao Roberto, vou procurando ajudá-lo, com todas as possibilidades ao meu alcance.

9 Agora, meus filhos, deixo-lhes o meu boa noite! Ao despedir-me, cumprimento a vocês pelo culto de ontem. Estiveram excelentes as recordações e os ensinamentos íntimos. Conversar com o passado para valorizar o presente e esclarecer o futuro é um dos mais belos serviços de nossa alma no turbilhão das atividades de cada dia.

10 Que Deus abençoe a vocês todos. E com um grande abraço, sou o papai que não os esquece,


A. Joviano



[1] Nota da organizadora: Refere-se à obra mediúnica “Teachings of Silver Birch” , editada pela Psychic Press Ltd., de Londres - Inglaterra, 1ª edição em 1938.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir