Bíblia do Caminho  † Testamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Sentinelas da alma — Meimei


23


Oração do comerciante

1 Pai de Misericórdia!… Concedeste-me a oportunidade do trabalho, reservando-me honroso lugar na força dos que te obedecem, satisfazendo aos requisitos da vida! …

2 Agradeço, oh! Pai, as atividades com que me garantes a subsistência, entretanto, deixa que eu te enderece minha gratidão em particular pelos ensinos a que me levas na luz do cotidiano.

3 É no esforço de vender e comprar que te reconheço com mais clareza as leis de solidariedade e cooperação.

4 Nas tarefas a que me conduzes observo, com mais segurança, que nada posso realizar sem os outros.

5 Sem receber não posso dar e, sem dar de mim, em louvor do bem, não posso receber.

6 Se não auxiliar, não posso recolher auxílio. Se não amparo como devo, não obtenho o amparo de que preciso.

7 Aprendo no trabalho que me deste, que um cliente está diante de mim, qual a árvore benfeitora se encontra à frente do pomicultor que a cultiva.

8 Se lhe dou atenção e cuidado, posso aguardar a possibilidade de bons frutos em meu próprio favor, mas se relego a planta à indiferença ou ao menosprezo, nada posso aguardar senão esterilidade e secura! …

9 Faze-me entender que estes mesmos princípios me governam a existência.

10 Ensina-me, Deus de Misericórdia, que se guardo a faculdade de ser útil em benefício de alguém, dependo constantemente de muitos.

11 Ajuda-me a reconhecer que o meu campo de relações terá sempre o tamanho do atendimento que me disponha a realizar em proveito do próximo.

12 Induze-me a observar que toda a vida se baseia em amor para os assuntos de elevação e auxilia-me para que eu dê mais simpatia e bondade para que a bondade e a simpatia dos outros me favoreçam.

13 Ampara-me, oh! Pai de Infinita Misericórdia, para que eu te grave os princípios de luz e paz nos mecanismos da troca incessante e abençoa-me para que eu te possa realmente servir, hoje e sempre.


.Meimei


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

 

.

D
W