Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Somente amor — Maria Dolores / Meimei


17


Necessitados

1 Grande é a escola da vida humana!…

2 Disputaste situações de destaque, junto ao homem de altos negócios, crendo encontrar nele o apoio de que necessitas, entretanto, na maioria dos casos, é justamente esse chefe respeitável quem precisa de tua proteção sacrificial, a fim de sobreviver.

3 Aceitaste a união esponsalícia com o cavalheiro nobre e robusto, admitindo seja ele o benfeitor que se te fará defesa e salvaguarda, nas trilhas humanas, e, quase sempre, nele percebes o homem fatigado e aflito que não prescinde do teu auxílio, de modo a cumprir os encargos que a vida lhe reservou.

4 Solicitaste em casamento a jovem de bonita figuração, na certeza de que ela se te erguerá em consolo e fortaleza na jornada humana e, frequentemente, nela descobres a mulher frágil e por vezes doente, a requisitar-te continuada atenção para que não resvale em leviandade ou loucura.

5 Pediste à vida um filho, na esperança de conquistar em teu próprio rebento um companheiro fiel que te continuará o trabalho ou te realizará os mais belos ideais e terminas, muitas vezes, por identificá-lo na posição de um amigo inconstante e enfermiço, a exigir-te amparo infatigável, a fim de que não te arraste a problemas insolúveis.

6 Recebeste nos braços uma filha querida, imaginando que o futuro nela te configurará a presença de alguém que te abençoará na velhice ou te assistirá na enfermidade, mas, em muitas ocasiões, cedo reconheces nesse coração adorável uma criatura vacilante e rebelde, a reclamar-te tolerância incansável, para que te não precipites na delinquência.

7 E assim caminharás na estrada terrestre, aprendendo a amar e a construir, auxiliar e suportar com heroísmo e paciência, até que te ausentes do Plano Físico na luz da vitória sobre ti mesmo.

8 E se perguntares ao Senhor da Vida o porquê de tudo isso ele te dirá certamente:

— “Sim, enviei-te os necessitados do mundo para que pudesses igualmente atender à tua necessidade de elevação”.


Meimei


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir