Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Palavras de vida eterna — Emmanuel


95


Aprendendo

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” — (TIAGO, 1.22)


1 Cada vez que as circunstâncias te induzam a ouvir as verdades do Evangelho, não admitas que o acaso esteja presidindo a semelhantes eventos. Forças ocultas estarão acionando a oportunidade, a fim de que te informes quanto ao teu próprio caminho.

2 Não te faças, pois, desatento, porquanto, a breve espaço, serás naturalmente chamado pela vida para testemunhar.

3 Observa a escola e as disciplinas com que se formam determinados profissionais.

4 Acadêmicos de Medicina ouvem lições para curar os doentes ou auxiliá-los; 5 estudantes de Engenharia escutam ensinamentos para que os apliquem à técnica das construções no Plano terrestre; 6 contabilistas gastam tempo, de modo a garantirem a sustentação do comércio, na arte de fazer contas; 7 tecelões assimilam princípios, em torno de certas máquinas, para atenderem, oportunamente, à indústria do fio…

8 Qualquer estudo nobre é aquisição inapreciável, mas se mora estanque, na alma de quem aprende, assemelha-se a pão escondido aos que choram de fome.

9 Ouvir, sim, os preceitos da Espiritualidade Superior, mas agir, segundo nos orientam, porque, se sabemos e não fazemos o que o bem nos ensina, melhor fora não saber, para não sermos tributados, com taxas de maior sofrimento, nas grades da culpa.


Emmanuel


Reformador, maio 1961, p. 98.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir