Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Palavras de vida eterna — Emmanuel


87


Alimento verbal

“Mas a sabedoria que vem do Alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos…” — (TIAGO, 3.17)


1 Encontrarás a frase brilhante, repontando de toda a parte.

2 Empregam-na cientistas eméritos, articulando as interpretações que lhes vêm à cabeça, tomam-na filósofos variados para a exaltação dos princípios que esposam, usam-na os sofistas de todas as procedências para expressarem as ideias que lhes são próprias, apossam-se dela artistas diversos, colorindo as criações que lhes fluem da alma; entretanto, é preciso recebê-la na pauta do discernimento justo.

3 Há frases seguras e primorosas, ocultando imagens repelentes, assim como tecidos de ouro e pérolas, escondendo o monturo.

4 Examina o campo que te fornece alimento verbal.

5 Seja na escrita de mãos hábeis ou na fala de pessoas distintas, assinala o que recolhes.

6 A inspiração do Alto nasce na fonte dos sentimentos puros, busca a edificação da paz, através do equilíbrio e da afabilidade para com todos, manifesta-se no veículo da compreensão fraternal, exprimindo misericórdia, e produz bons frutos onde esteja.

7 Não te enganes com discursos preciosos, muita vez desprovidos de qualquer sinal construtivo.

8 É possível não consigas identificar, de pronto, as intenções de quem fala; entretanto, podes observar os resultados positivos da ação de cada conversador. E pelos frutos que pendem na árvore da vida de cada um, sabes perfeitamente a escolha que te convém.


Emmanuel


Reformador, janeiro 1961, p. 3 e 4.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir