Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Palavras do Coração — Meimei


10


Entendimento

1 Compreensão, o grande problema.

Abre as portas do espírito à luz do amor para que o amor te auxilie a entender a linguagem da vida.


2 Sensibilizas-te com o enfermo necessitado e promoves para ele o socorro de emergência; reflete, porém, naqueles companheiros favorecidos por finança e prestígio que encontram a morte do corpo, sob o peso dos compromissos assumidos, notadamente em colapsos cardíacos ou em estafas profundas, sem oportunidade de receberem qualquer medicação.


3 Enterneces-te com a história triste de criaturas padecentes e sabes descobrir para elas as fontes da consolação e da esperança; considera, no entanto, as que agonizam lentamente no próprio lar, espezinhadas pelos entes que mais amam, ocultando as aflições que lhes devastam a vida, de modo a não feri-los.


4 Sofres com os pais que perderam a presença de filhos queridos, nas cinzas da morte e consegues improvisar recursos, a fim de reconfortá-los; medita, contudo, naqueles outros que se viram afastados de filhos igualmente amados que lhes trocaram o afeto pelas aventuras da delinquência.


5 Lamentas a penúria dos irmãos em aflitivas necessidades materiais e buscas apoio que os alivie; entretanto, pensa também nos companheiros carregados de problemas que escondem as próprias dores para não estragarem existências alheias.


6 Todos passam na Terra, suportando o lenho das tribulações que lhes fazem indispensáveis ao burilamento espiritual.

Ama e auxilia sem distinção.


7 Não desprezes os que caminham nos andrajos das grandes provas e nem censures os que seguem no carro da fortuna aparente. Em qualquer parte, todos nós somos filhos de Deus.


Meimei


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir