Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

O Evangelho por Emmanuel — Volume IV

Comentários ao Evangelho segundo João

139


Irmãos inconformados

1 Compadece-te dos irmãos inconformados e impacientes.

2 Muitos deles afirmam que o mundo é uma estância de lágrimas, incapazes de ver a beleza e o encantamento com que a Terra os reúne no regaço materno, sempre mais acolhedores cada manhã. 3 Vestem a lã que os defende contra o frio, sem raciocinar quanto à pele nua da ovelha que lhes formou o agasalho. 4 Enodoam fontes que lhes propiciam sustento. 5 Consomem frutos preciosos, sem maior consideração para com as árvores depredadas. 6 Regozijam-se com o sacrifício dos animais que lhes apoiam o reconforto, sem pesquisar-lhes o sofrimento.

7 Quando encontres semelhantes companheiros, ouve-lhes com serenidade as palavras ásperas com que se instalam na ingratidão contra a escola sublime, na qual se acham provisoriamente internados, para efeito de evolução, e auxiliando-os, tanto quanto possas, disseminando paz e amor no mundo-educandário, em que nos habilitamos para a Espiritualidade maior, a plenos céus.

8 Evita discussões vazias e não procures modificar os irmãos que jazem nas sombras da incompreensão.

9 Segue adiante, com a bênção de tua fé, amando e servindo sempre.

10 Os companheiros inconformados são enfermos de espírito que, um dia, volverão à própria saúde e, qual ocorre a muitos outros doentes da alma, arremetem-se contra a vida e, às vezes, até mesmo contra o próprio Deus, mas não sabem o que fazem.


Emmanuel



(Reformador, agosto 1976, página 225)


.

Abrir