Bíblia do CaminhoTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Militares no Além — Autores diversos


26


Articular em ordem as nossas emoções

18/01/1950


1 Meu caro General Aurélio, Deus nos abençoe. Venho trazer-lhe a minha visita fraterna, significando-lhe a nossa estima e assistência de todos os dias.

2 O nosso companheiro Ismael da Rocha continua vigilante em seu tratamento. Pede-lhe, porém, que se mantenha no mesmo padrão de segurança íntima porque o fenômeno do reerguimento orgânico não se opera de improviso.

3 Em suas meditações, não olvide que a nossa cordialidade prossegue inalterável. Não se passa um dia em que o pessoal de nossa instituição deixe de comparecer ao plantão da fraternidade, ministrando-lhe forças renovadoras ao campo físico.

4 É problemático o nosso triunfo nas armas na Terra, meu caro amigo, porque chegará sempre um dia em que seremos constrangidos a comandar o reino de nós mesmos! Dirigir as células do corpo ou articular em ordem as nossas emoções para que a mente seja honrada em seu posto de chefia é mais difícil que presidir um exército humano, constituído de soldados indisciplinados ou intransigentes. Sei esta lição de cor e quando voltar aos círculos da carne terei suficiente cuidado no curso preparatório dessa natureza. 5 Acreditamos, sinceramente, porém, no seu restabelecimento para que lhe desfrutemos a colaboração por muito tempo na organização benemérita que nos congrega e contamos, para esse fim, com o valioso concurso de sua coragem para a restauração orgânica precisa. Não se confie a pensamentos destrutivos de melancolia e desencanto. Venceremos a etapa com o socorro de forças mais expressivas que as nossas! Sinta-se na posição do chefe em disponibilidade cessável a qualquer momento. Das alturas procedem ordenações que nos mobilizam sempre para as mais variadas direções e a sua direção para a saúde reconstituída permanece clara ao nosso olhar.

6 Comigo permanece de visita ao estimado companheiro o nosso Lydio Porto e com a cooperação do Ismael, que nos deu a conhecer a sua ficha de saúde, a sua posição é mais que satisfatória: é vitória nos fins a que nos propomos paternalmente ao seu lado. n

7 Meus respeitos aos seus familiares e amigos presentes, e augurando-lhe um 1950 repleto de paz e saúde, com alegria e bem-estar, sou o amigo do novo Plano,


.Belarmino Mendonça



[1] Nota da Organizadora: Sobre a entidade espiritual, Lydio Porto, não nos foram dadas maiores informações.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir