Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Mais luz — Batuíra


68


Nada de bom sem esforço

1 Empenhemos alma e coração na sementeira bendita da vida nova.

2 À frente de um mundo atormentado, à face da carência de compreensão e de amor, saibamos servir ao Senhor na reformulação dos valores da existência.

3 Por vezes nos imaginamos à frente de uma casa incendiada, em contemplando a Terra de hoje.

4 Não desconhecemos que tudo isso — dores, flagelações, problemas e dificuldades — vem a ser o preço do progresso.

5 Nada construímos de bom sem esforço.

6 Não existe luz sem fonte de combustível.

7 Ainda assim, somos no planeta uma família só perante o Senhor. Conquanto cada um de nós permaneça no lugar que nos caracteriza a posição em serviço evolutivo, embora estejamos individualmente na colheita particular daquilo que plantamos no solo do destino, somos todos irmãos uns dos outros no intercâmbio incessante da vida.

8 Necessário, assim, auxiliar sem impor. Fácil comentar os desastres em que tombam tantas esperanças na sombra da criminalidade ou da frustração, mas é preciso saber o que temos feito para que as trevas se dissipem.

9 Doar a precisa orientação no caminho será talvez o mais substancial apoio que sejamos capazes de oferecer aos que nos partilham a marcha.

10 Auxiliemo-nos, pois, uns aos outros, acendendo lâmpadas que nos clareiem a estrada — o coração humano é sempre uma lâmpada viva. Basta que se lhe comunique luz para que irradie de si mesmo a necessária claridade com que se ilumina, iluminando os que se lhe fazem companheiros no dia a dia.


Batuíra


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir